Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Eclo 35,1-15)

Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar(3). 4Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor.

5O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 8O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. 9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento.

10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 13porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais. 14Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; 15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 49)
— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— “Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

— “Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos.

— Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho (Mc 10,28-31)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Viver o desprendimento para entrar no Reino dos Céus

Jesus nos chama para um desprendimento de vida

“Quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida e, no mundo futuro, a vida eterna.” (Mc 10,29)

Na mentalidade compensatória que o mundo tem, as pessoas dizem: “O que eu ganho se fizer isso?”. Veja, as pessoas são assim: “o que vou ganhar com isso?”. É uma mentalidade capitalista, fazem uma coisa para receber, ganhar outra: “Se eu deixo isso aqui, o que vou ganhar de volta?”.

Jesus nos chama para um desprendimento de vida, um desapego. É mais desapegado quem mais recebe, porque tem o coração mais livre. Se você é apegado só com o seu filho, desculpe-me, você vai ter só aquele filho para você. Mas se você sabe ser desapegada e, sem deixar de amar seu filho, abre-se à amplitude, você vai ter mais filhos para amar. Eu vejo pessoas que são capazes de amar seus filhos e outros filhos que precisam ser amados. Que beleza é ver isso!

A virtude do desprendimento faz multiplicar aquilo que temos na nossa vida, já aqui. Eu digo desprender, não desprezar, pois são duas coisas diferentes. Muitas vezes, o apego demasiado é um exagero, um exagero de pegar e não querer largar; e o dia que perde, por causa da força natural das circunstâncias, a vida da pessoa acaba, porque não sabe viver o desprendimento.

O amor que devemos ter uns para com os outros é o amor profundo, sincero, é um amor em que damos o melhor de nós para o outro, mas nunca um amor doentio, pois este leva as pessoas a se tornarem consequentes e sofredoras na vida.

Estamos vendo o quanto as pessoas sofrem quando criam os filhos e estes, agora, têm de partir para fazer a sua própria vida, seja pra estudar, trabalhar ou formar uma outra família, e a vida da mãe acaba!

Aquela filha continua sendo sua filha, e uma vez que você desprende dela, ela vai lhe dar até mais filhos, pois virão os netos. Se ela for ser uma religiosa, que beleza vai ser!

Se vivermos a mentalidade do apego demasiado das coisas, das pessoas, não vamos experimentar a abundância do Reino de Deus.

Como Jesus diz, “aquele que desprende por causa de mim, já recebe aqui cem vezes mais e depois ainda tem a vida eterna como a consolação”.

A vida eterna já começa aqui, já vivemos essa dinâmica no desprendimento da vida, para que a vida eterna se encarne em nós, viva em nós. Que Deus nos ensine a termos um coração livre para servirmos como Ele merece ser vivido.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

Santo do dia: Santos Romão e Lupicino - Irmãos peregrinos

Santos Romão e Lupicino, fundaram mosteiro baseado nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano

São Romão entrou para a vida religiosa com 35 anos, na França, onde nasceram os dois santos de hoje. Ele foi discernindo sua vocação, que o deixava inquieto, apesar de já estar na vida religiosa. Ao tomar as constituições de Cassiano e também o testemunho dos Padres do deserto, deixou o convento e foi peregrinar, procurando o lugar onde Deus o queria vivendo.

Indo para o Leste, encontrou uma natureza distante de todos e percebeu que Deus o queria ali.

Vivia os trabalhos manuais, a oração e a leitura, até o seu irmão Lupicino, então viúvo, se unir a ele. Fundaram então um novo Mosteiro, que se baseava nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.

Romão tinha um temperamento e caminhada espiritual onde com facilidade era dado à misericórdia, à compreensão e tolerância. Lupicino era justiça e intolerância. Nas diferenças, os irmãos se completavam, e ajudavam aos irmãos da comunidade, que a santidade se dá nessa conjugação: amor, justiça, misericórdia, verdade, inspiração, transpiração, severidade, compreensão. Eles eram iguais na busca da santidade.

O Bispo Santo Hilário ordenou Romão, que faleceu em 463. E em 480 vai para a glória São Lupicino.

Santos Romão e Lupicino, rogai por nós!

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.