Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 15,7-21)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora pondes Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”.

12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16“Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18conhecidas há muito tempo’.

19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que leem todos os sábados nas sinagogas”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável pois os povos ele julga com justiça.

Evangelho (Jo 15,9-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Busquemos a graça da perseverança

A perseverança é uma busca constante na vida, uma luta nossa de cada dia, para que em cada momento estejamos unidos a Cristo

“Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor” (João 15, 9-10).

Perseverança é o segredo dos fortes. Por mais que sejamos débeis, fracos e tenhamos muitas fragilidades, ela nos fortalece na vida. Perseverar é permanecer firme na fé, nas obras e ideias, naquilo em que acreditamos. Nós, muitas vezes, temos uma fé entusiasmada. O entusiasmo faz bem, é bom e nos dá gosto, mas não podemos ser mais entusiastas do que perseverantes.

Um corredor que vai participar de uma maratona pode simplesmente disparar na frente de todos, correr de forma desordenada, mas, logo perderá o fôlego e não terá mais nenhuma energia para ir adiante. Ele desiste da maratona e ainda tem um longo caminho a percorrer. Podemos dizer: “Nossa, mas ele tinha tanto fôlego, tanto entusiasmo!”. Porém, ele não conseguiu perseverar, não conseguiu dar o gás necessário para cada etapa daquela corrida.

Irmãos, pode ser que não tenhamos aquele gás e entusiasmo, porque parece que aquele que é mais de Deus é mais entusiasta, fala mais alto e parece ter mais dons.

A perseverança é uma busca constante na vida, uma luta nossa de cada dia, para que, em cada momento, estejamos unidos a Cristo. Por isso, se há uma graça de que precisamos, a cada dia, é buscar a graça de perseverar!

Tomemos muito cuidado, porque o orgulho, a soberba e a vaidade espiritual nos fazem achar que somos super-heróis da fé, que nada poderá nos abalar. São Paulo nos recorda: “Aquele que está de pé, cuidado para não cair” (I Cor 10,12). Não julgamos nem condenamos ninguém, não colocamos o dedo em riste a ninguém, mas quantos já foram da fé, já a testemunharam, pregaram, anunciaram a Boa Nova, mas, hoje, não têm mais convicção do que acreditam.

Nós não somos melhores que eles, porque amanhã poderá ser qualquer um de nós. Por isso, o segredo para perseverar é, acima de tudo, ser humilde em reconhecer que sem Deus não somos nada nem podemos nada! Sejamos humildes em saber acolher a correção, em pedir e buscar ajuda, reconhecer nossas faltas e limites, nossos exageros e extravagâncias, reconhecer que nós precisamos de Cristo, de Sua Igreja e da ajuda dos irmãos. Sejamos humildes em reconhecer que não somos donos da verdade, mas servos, porque a verdade é Cristo e somos Seus discípulos. Nós O seguimos e queremos nos colocar debaixo de Seus pés, queremos servi-Lo com o nosso coração.

Para perseverar é preciso amar! Muitas vezes, queremos viver uma fé só de pregação, de palavras e impor aos outros o que cremos. A fé que nos mantém unidos a Cristo é testemunhada pelo amor. Se perseverarmos no Seu amor e vivermos os Seus mandamentos, Ele nos guardará por todos os dias de nossa vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.