Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Rs 24,8-17)

Leitura do Segundo Livro dos Reis

8Joaquim tinha dezoito anos quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Noestã, filha de Elnatã, de Jerusalém. 9E ele fez o mal diante do Senhor, segundo tudo o que seu pai tinha feito. 10Naquele tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém e a cidade foi sitiada. 11Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio em pessoa atacar a cidade, enquanto seus soldados a sitiavam.

12Então Joaquim, rei de Judá, apresentou-se ao rei da Babilônia, com sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus eunucos. E o rei da Babilônia os fez prisioneiros.

Isto aconteceu no oitavo ano de seu reinado. 13Nabucodonosor levou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para o templo do Senhor, conforme o Senhor havia anunciado. 14Levou para o cativeiro Jerusalém inteira, todos os príncipes e todos os valentes do exército, num total de dez mil exilados, e todos os ferreiros e serralheiros; só deixou a população mais pobre do país.

15Deportou Joaquim para a Babilônia, e do mesmo modo exilou de Jerusalém para a Babilônia a rainha-mãe, as mulheres do rei, seus eunucos e todos os nobres do país.

16Todos os homens fortes, num total de sete mil, os ferreiros e os serralheiros em número de mil, todos os homens capazes de empunhar armas, foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia. 17E, em lugar de Joaquim, ele nomeou seu tio paterno, Matanias, mudando-lhe o nome para Sedecias.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 78)

— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

— Invadiram vossa herança os infiéis, profanaram, ó Senhor, o vosso templo, Jerusalém foi reduzida a ruínas! Lançaram aos abutres como pasto os cadáveres dos vossos servidores; e às feras da floresta entregaram os corpos dos fiéis, vossos eleitos.

— Derramaram o seu sangue como água em torno das muralhas de Sião, e não houve quem lhes desse sepultura! Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, um objeto de desprezo e zombaria para os povos e àqueles que nos cercam. Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? Conservareis eternamente a vossa ira? Como fogo arderá a vossa cólera?

— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo. Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

Evangelho (Mt 7,21-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.

24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Coloquemos a vontade de Deus em prática na nossa vida

O que nos faz entrar no Reino dos Céus é colocar em prática a vontade do Pai

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7,21).

Esse é um dos Evangelhos mais duros que eu conheço, pois entra na raiz do que é a vida de cada um de nós que pregamos, falamos, profetizamos, que levamos o nome de cristãos e o nome de pessoas da Igreja. Falar o nome do Senhor, invocar o nome d’Ele, curar, fazer milagres e expulsar demônios em nome de Deus não quer dizer muita coisa. O problema é que nós gostamos de espetáculo.

Faz-se muito espetáculo em nome de Deus, faz-se muitos shows e apresentações em nome d’Ele. O nome de Deus não é para ser usado como show, mas como vida. O show é aquilo que se apresenta, por isso Deus tem que ser apresentado na vida que nós levamos.

Não é porque colocamos o terço na mão, não é porque aparecemos com uma Bíblia na mão para cima e para baixo, não é porque ficamos mandando nas redes sociais, o tempo inteiro, mensagens de Deus, mensagens bonitas, o Evangelho desse e daquele, que isso quer dizer muita coisa. Pelo contrário, isso apenas demonstra para nós quão exigente será o juízo de Deus a respeito da nossa vida.

Precisamos buscar o cerne daquilo que Jesus está nos dizendo hoje: o que nos faz entrar no Reino dos Céus é colocar em prática a vontade do Pai.

Quem disse que tudo o que fazemos é a vontade do Pai? Mesmo as coisas que fazemos em nome d’Ele, fazemos porque queremos, porque temos muitos compromissos e responsabilidades em nome de Deus, e o essencial é a nossa relação com Ele, a nossa conversão verdadeira, diária e autêntica. Isso, de fato, está acontecendo? O nosso testemunho de vida, nosso compromisso de amor para com o próximo, o amor autêntico, verdadeiro e concreto, de fato, acontece na nossa vida?

Será uma tremenda decepção o encontro de muitos de nós com Deus, porque, quando formos nos apresentar diante de alguém, levaremos o que nós fazemos. Alguns vão dizer: “Pois é, Senhor, eu evangelizei vinte mil pessoas, eu mandava Sua Palavra, todos os dias, pelas redes sociais. Eu gravava o Evangelho, eu rezava Ave-Marias, eu tinha muitos terços na minha mão, eu distribuía Bíblias para todo mundo”, mas isso não significa nada para Deus.

O que significa para Deus é se estamos nos convertendo de verdade, se estamos deixando a nossa vida se transformar, moldar-se segundo a vida d’Ele. Procuramos fazer a nossa vontade ou a vontade de Deus? O nosso maior engano é querer fazer com que Deus realize a nossa vontade e colocamos as nossas vontades como se fossem a vontade de Deus, mas o que nos salva é, de verdade, colocar a vontade de Deus na nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.