Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 18,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1Palavra dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 2“Levanta-te e vai à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minhas palavras”. 3Fui à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando ao torno; 4quando o vaso que moldava com barro se avariava em suas mãos, ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso, conforme melhor lhe parecesse aos olhos. 5Fez-se em mim a palavra do Senhor: 6“Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? diz o Senhor. Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 145)

— Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

— Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

— Bendize, minh’alma, ao Senhor! Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

— Não ponhais vossa fé nos que mandam, não há homem que possa salvar. Ao faltar-lhe o respiro ele volta para a terra de onde saiu; nesse dia seus planos perecem.

— É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez o mar e o que neles existe.

Evangelho (Mt 13,47-53)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Lance suas redes e selecione bons peixes para o Reino

“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam” (Mateus 13,47-48).

Jesus, aqui, continua a contar as Suas parábolas, continua a ensinar os Seus discípulos e a nos ensinar. Ele diz aqui, então, que o Reino é como a rede que é lançada e que recolhe todo tipo de peixe; vários peixes, peixes bons e peixes não bons. Os pescadores puxam e depois selecionam aqueles bons peixes.

Meus irmãos, na nossa caminhada de fé, na barca da vida, na nossa caminhada cristã, é esta experiência que nós fazemos. Como evangelizadores, lançamos as redes; como peixes que também fomos ou somos, um dia nós também fomos pescados, fomos chamados por Nosso Senhor e, agora, somos chamados a lançar as redes.

Não se decepcione se, na sua rede, vierem peixes ruins, é assim mesmo! Nem sempre nós teremos êxito na nossa pescaria, nem sempre tudo vai dar certo. Quem o enganou, dizendo que tudo vai dar certo na vida? Nosso Senhor nos ensina, na Sua Palavra e com a Sua vida, que nem tudo, aparentemente, vai dar certo.

Um dia, nós também fomos pescados, fomos chamados por Nosso Senhor; agora, somos chamados a lançar as redes

A vida do próprio Jesus foi um aparente fracasso. Ele foi deixado, Ele foi crucificado, mas Ele tirou boas lições daquilo que foi ruim. Também nós, na nossa caminhada, podemos tirar e devemos tirar boas lições daquilo que foi ruim na nossa vida.

O Reino dos Céus vai ser assim: haverá o lançamento das redes e virão peixes de tudo quanto é tipo, mas, aí, depois, vem a seleção. Na sua caminhada de fé, na minha caminhada de fé, também assim aconteceu. Colhemos de tudo, mas depois fomos selecionando o que é bom, o que é essencial.

Jesus é o essencial! Que nós fiquemos com aquilo que é essencial na nossa vida. Busquemos o Senhor em primeiro lugar e estejamos a serviço do Seu Reino, sabendo que teremos derrotas e vitórias, teremos coisas boas e ruins, mas, no final, é Ele que sempre vence.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado   Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.