Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Cor 1,17-25)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 17de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a Boa Nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus.

19Com efeito, está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes”. 20Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação.

22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 32)

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.

Evangelho (Mt 25,1-13)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.

9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Sejamos prudentes em nossas escolhas

 “Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora” (Mateus 25,13).

A parábola é das jovens previdentes e imprevidentes, ou seja, daquelas que eram prudentes, atentas, determinadas e providenciavam o que era necessário para cada dia. O óleo estava lá para acender as lâmpadas quando iam ao encontro do noivo na hora que ele chegou; e as outras cinco jovens eram descuidadas, desatentas, viviam de qualquer jeito, e quando viram que o noivo chegou, não tinham óleo; quando foram buscá-lo, a porta se fechou, e elas ficaram de fora.

É o cuidado que temos que ter com a nossa própria vida: não sejamos imprudentes nem imprevidentes. É aquela história do motorista que está dirigindo, e está achando que o combustível vai sempre dar, que o combustível não vai acabar, que em outros momentos ele já dirigiu com pouco.

Lembro-me a tristeza que foi, lembro-me com muito pesar, aquele desastre do avião com a equipe de futebol de Santa Catarina, a Chapecoense. O condutor, o piloto, achou que o combustível daria para chegar até o seu destino, pois faltava só um pouco, mas não deu. Não abasteceu, o avião caiu. E não foi só a vida dele, mas de todos que estavam lá. E quantas imprudências cometemos assim na vida! O que custa colocar um pouco a mais? O que custa estar sempre abastecido? Não sabemos quais são os imprevistos da vida.

Corremos o risco de perder a graça eterna porque não somos previdentes e prudentes

Em quantas situações passamos aperto, porque confiamos em nós. O homem prudente não confia em si, o prudente também não vive desconfiando dos outros, ele é prudente em cada coisa, é determinado, disciplinado, organizado e faz aquilo que é para ser feito. Não deixa para a última hora para cuidar, para ser feito e assim por diante.

Estamos, muitas vezes, perdendo a vida aqui na Terra, porque estamos sendo imprudentes nas nossas escolhas e nas coisas que precisamos fazer. Deixamos muitas coisas para a última hora, e a vida fica tumultuada, desorganizada, e vira a bagunça que é. 

Na nossa vida espiritual e a nossa relação com Deus, estamos perdendo muita graça, e corremos o risco de perder a graça eterna, porque não somos previdentes, prudentes e não fazemos cada coisa ao seu tempo.

Não vamos deixar para rezar tudo o que temos que rezar na hora de morrer, vamos nos abastecendo a cada dia, a cada hora e a cada instante. Vamos providenciando o que é necessário a cada momento da nossa vida. O problema é se vivermos essa mentalidade de deixar tudo para a última hora e a vida continuar assim bagunçada.

No Reino dos Céus, não há lugar para bagunça, ou estamos preparados ou ficamos de fora.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.