Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 1,5–2,2)

Leitura da Primeira Carta de São João.

5Caríssimos, a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado.

8Se dissermos que não temos pecado estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 123)

— Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

— Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

— Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós.

— Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas.

— O laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra.

Evangelho (Mt 2,13-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Jesus veio dar sentido a nossa vida

Jesus veio para resgatar a vida humana, para dar-lhe verdadeiro sentido e valor

“Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos” (Mateus 2,16).

Jesus veio para nos trazer vida em abundância, Ele nasceu para dar dignidade plena a toda vida humana. Hoje, voltamo-nos para a vida massacrada, negada, para a vida humana que está sendo humilhada e perseguida.

Hoje, procuramos meditar a respeito das crianças inocentes que o tirano Herodes mandou extirpar, eliminar e matar. Na verdade, ele queria matar Jesus, porque, ao matá-Lo, estaria matando o Senhor da vida. No lugar de Jesus morreram crianças inocentes.

Voltamo-nos para os tempos em que vivemos, em que crianças continuam a morrer. Há crianças que morrem e são assassinadas no ventre de suas mães pelo crime do aborto, crianças que não têm o direito de viver, nascem e são vítimas da fome, da guerra, da perseguição e do descaso humano; crianças que são vítimas de doenças, do pouco caso e da soberba humana.

Hoje, queremos meditar sobre como estamos nos preocupando e cuidando da vida humana em todas as suas etapas, desde aquela que foi concebida no ventre de sua mãe até o idoso, que parece levar uma vida sem sentido, muitas vezes esquecido e largado, apressando até a sua morte.

Jesus veio para resgatar a vida humana, para dar-lhe verdadeiro sentido e valor. Não podemos ficar apenas focados de forma mesquinha na nossa vida pessoal e individual, e esquecer que a vida humana está sendo atacada, que milhões por esse mundo afora estão sendo ameaçados de viver e existir.

Salvemos nossas crianças, cuidemos delas, cuidemos da vida desde o momento em que ela é concebida. Sejamos cada vez mais promotores da cultura da vida e, de todas as formas, não permitamos que a cultura da morte esteja sendo semeada entre nós.

Cuidemos das crianças e das vidas que nasceram, que vieram ao nosso meio. Não podemos mais permitir que crianças morram de fome, que passem fome, seja em nossa cidade, em nossos bairros, em situações muito periféricas do nosso país, do nosso continente e do mundo em que vivemos.

As razões que levam tais crianças a estarem expostas às misérias são muitas, mas, enquanto as discussões não chegam a um acordo, salvemos as nossas crianças, não permitamos que elas sejam exploradas sexual e materialmente no mundo em que vivemos.

É preciso salvar, resgatar e cuidar da dignidade da vida humana em todas as suas etapas. Não permitamos que a cultura da morte e da exploração continue maltratando a vida humana.

Jesus não veio somente para que tenhamos vida, mas para que tenhamos a vida n’Ele e para que resgatemos a vida humana em todas as situações.

Onde houver uma vida humana pulsando no ventre de uma mãe, no leito de um hospital ou talvez largado numa esquina, é preciso resgatá-la, valorizá-la e salvá-la.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.