Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 1,5–2,2)

Leitura da Primeira Carta de São João.

5Caríssimos, a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado.

8Se dissermos que não temos pecado estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 123)

— Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

— Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

— Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós.

— Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas.

— O laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra.

Evangelho (Mt 2,13-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Clamemos a Deus por nossas crianças

 “Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos” (Mateus 2,16).

Nas celebrações do Natal do Senhor, Jesus nos conduz para refletirmos sobre o valor e o significado único da vida humana, que é tão sagrada para Deus. É tão sagrada que Ele assume a vida humana, Ele assume vir resgatar a vida humana de todos os contravalores que atentam contra a vida. Não foi bem recebido por todos, tentaram matá-Lo, tirar a Sua vida desde o momento do Seu nascimento. José foi conduzido por Deus e, com Maria, fugiu para o Egito, para que essa criança escapasse da morte, porque Herodes queria matá-La. E para que Jesus não escapasse, Herodes mandou matar todas as crianças da redondeza, para que Jesus fosse encontrado e pudesse morrer também.

Para alguns, a Palavra de Deus é uma ameaça, para outros, a Palavra de Deus é uma insegurança, para tantos a Palavra é um verdadeiro incômodo. De uma forma ou de outra, tentam eliminar, condenar, tirar a Palavra de Deus do meio de nós.

É preciso refletir o sentido da vida, para tirar da boca dos Herodes dos nossos tempos a vida de tantas crianças inocentes

Jesus Palavra Viva é a Palavra que nos salva, mas Jesus Palavra Viva vive em cada vida humana. Assim como o Seu nascimento representou vida, mas as ameaças à vida, os “Herodes da vida” perseguiram e mataram crianças inocentes. Hoje, crianças inocentes estão sendo mortas por causa do aborto, por causa da fome, da miséria; crianças estão morrendo na prostituição, na perda do sentido da vida; crianças estão morrendo no seios de casas e famílias.

Toda vez que uma criança é violada, agredida, a morte está imperando ali. Celebrar, hoje, os Santos Inocentes é invocar a proteção de Deus e, ao mesmo tempo, o clamor pela da vida das nossas crianças, desde as que estão no ventre de suas mães àquelas que nasceram e são uma ameaça para viverem.

Não celebremos o Natal de Jesus apenas olhando as farturas de nossas mesas, celebremos a vida e o nascimento de Jesus sabendo que o Natal para muitos ainda é tristeza, ameaça e desgraça. O Natal para muitos ainda não é vida, por isso, hoje é preciso, mais do que nunca, refletir o sentido da vida para tirarmos da boca dos Herodes dos nossos tempos a vida de tantas crianças inocentes.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.