Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 14,2-10)

Leitura da Profecia de Oséias.

Assim fala o Senhor Deus: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.

8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 80,6-17)

— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Eis que ouço uma voz que não conheço: “Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.

— De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar.

— Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

— Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com o mel que sai da rocha o fartaria”.

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O amor renova e purifica o nosso coração

Quando amamos Deus, amamos o próximo com o amor que ele precisa ser amado, sem mágoas nem ressentimentos

“O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!”(Marcos 12,29-31).

O amor deve mover toda a nossa existência. Precisamos ser renovados e purificados no amor, porque, muitas vezes, o amor que está em nós foi corrompido e contaminado por este mundo.

O primeiro mandamento começa com esta intervenção de Deus: “Ouve, ó Israel”. Só vamos amar a Deus sobre todas as coisas quando formos capazes de escutá-Lo.

Neste tempo quaresmal, todos nós somos chamados a viver um verdadeiro retiro. Muitas vezes, vamos para retiros e encontros, mas não retiramos nada. “Retiro” é retirar-se para retirar aquilo que não é de Deus, sobretudo, os barulhos que estão gritando dentro de nós e nos impedindo de escutar Deus. É o barulho dos desejos, das inclinações, das coisas negativas que acumulamos dentro de nós. São mágoas, ressentimentos e rancores.

Precisamos nos purificar de tudo isso para que o nosso coração escute o Senhor, seja direcionado, guiado, e que, com toda a nossa força e entendimento, com todo o nosso ser, possamos amar o nosso Deus de todo o coração.

Quando amamos Deus acima de tudo e de todos, amamos a nós mesmos, cuidamos de nós como precisamos cuidar, sem nenhum egoísmo, soberba  nem orgulho nos direcionando, mas sim com a graça divina nos ensinando como devemos cuidar de nós.

Quando amamos Deus, amamos o próximo com o amor que ele precisa ser amado, sem mágoas, ressentimentos nem rancores. Amamos o outro com o respeito que ele merece. Não ofendemos nem causamos confusões, porque o outro é presença de Deus para nós.

A graça de Deus quer nos ensinar a amar, porque, quando nos perdemos do amor, caímos nas confusões da alma, do sentimento e da vontade. Deus quer direcionar as inclinações do nosso coração! Escutemos Ele acima de tudo e permitamos que Seu amor nos cure e direcione toda a nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.