Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 6,1-7)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.

2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.

5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.

7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 32)

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

Evangelho (Jo 6,16-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.

18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.

20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O medo nos faz perder a direção da vida

O medo só nos faz ser cada vez mais vencidos e assim perdemos a direção e o norte da vida

“Mas Jesus disse: ‘Sou eu. Não tenhais medo’” (João 6, 20).

Os discípulos desceram ao mar e foram em direção a Cafarnaum. E o que encontraram no mar? Encontraram Jesus. Primeiro, veio um vento muito forte, o mar estava agitado, soprando na direção deles e Jesus estava com eles. Mas tiveram medo de Jesus, ficaram apavorados.

Eu poderia dizer tantas coisas desse Evangelho de hoje, rico, lindo e maravilhoso, sobre o medo, porque temos receio de muitas coisas. Temos medo do mar que se agita, das coisas que se agitam ao nosso lado, porque gostamos das coisas simplesmente paradas e estáticas. Quando qualquer coisa se move, mexe-se, é diferente do que estamos acostumados, ficamos preocupados, com medo.

A vida, no entanto, não é estática, ela se mexe, agita-se, e precisamos aprender a lidar com as mudanças, com as agitações, com os ventos contrários e as turbulências. Não de forma turbulenta, agitada, nervosa ou simplesmente medrosa, mas temos de aprender com a serenidade de Jesus. É sendo sereno diante de tantas mudanças que temos de enfrentar na vida, que teremos sabedoria e paz interior para saber lidar com todas essas realidades! Não vale a pena deixar o coração se agitar, porque, senão, seremos pessoas confusas, teremos medo de Deus e O confundiremos com fantasmas.

O problema não é o que estamos vivendo, o problema é o que está dentro de nós. O problema é o medo que aprisiona, que toma conta de nós e comanda as nossas emoções, os nossos afetos e sentimentos.

Jesus é aquele que nos acalma e diz: “Não dê voz ao medo, não dê a direção da sua vida a ele, não deixe que comande seus pensamentos, sentimentos e ações”. Não permitamos que o medo tome conta da nossa vida, por maior que sejam as tribulações e as situações desesperadoras e perigosas da vida.

O medo só nos faz ser cada vez mais vencidos, e assim perdemos a direção e o norte da vida. Deus poderá fazer muito mais em nós, por nós e conosco quando não deixarmos o medo tomar conta de nós, mas ouvirmos a voz do Senhor.

Não tiremos d’Ele o nosso olhar e nossa direção, porque é o Senhor quem cuida de nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.