Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 13,13-25)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.

15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”.

16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-o de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente.

Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.

23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 88)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus.

— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

— Não será surpreendido pela força do inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’

Evangelho (Jo 13,16-20)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O sentido da nossa vida é servir

 “Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou” (João 13,16).

O Mestre Jesus nos ensina a sermos servos como Ele é servo. “Serei feliz se praticardes aquilo que eu vos ensinei”. Seremos felizes, se colocarmos em prática em nossa vida aquilo que o Mestre nos ensina. Ele nos ensina a cada dia a servir e, como sentido único da vida, nos coloca o servir os outros.

Tudo isso está acontecendo depois que Ele mesmo lavou os pés dos Seus discípulos. Jesus não só falou, Ele praticou e viveu para servir. O gesto de lavar os pés dos Seus mostrou como Ele não veio para essa vida para buscar glória e exaltação. Ele seguiu o caminho da humilhação, da rejeição e serviu a toda humana criatura. O sentido da vida é servir, e como precisamos redescobrir o sentido do servir, do doar-se para que a nossa vida tenha sentido. O servir é doar e o sentido do doar é se entregar para fazer o bem ao outro, para que o outro tenha vida.

Olho para as pessoas que servem de boa vontade, naquilo que fazem; você pode fazer o seu serviço como um empregado ou como um servo. O empregado é aquele que cumpre ordens, o servo é aquele que, por amor, se doa naquilo que faz. Sei que, muitas vezes, a pessoa não é reconhecida por aquilo que faz, mas quero que tenha sentido aquilo que você realiza.

O servir é doar; e o sentido do doar é se entregar para fazer o bem ao outro, para que o outro tenha vida

Eu posso ser um sacerdote que faça isso como ofício, como emprego, mas estarei preocupado com o que vou ganhar, com o que vou receber, com aquilo que as pessoas irão reconhecer. Isso não é um emprego, é o meu ofício de vida, meu serviço, minha doação para a humanidade, minha doação por amor, é minha oblação de vida. Por isso, encontro sentido naquilo que faço, porque me doo e me entrego para servir.

Só vai ter sentido você ser mãe, ser esposa, você ser pai, ser trabalhador, se você for um servo por amor, se você realmente se doa naquilo que faz, não para ser recompensado, aplaudido, reconhecido, mas porque aquele é um ofício de vida, é uma oblação da sua existência, é uma entrega para dar sentido à vida do outro.

Mesmo em meio aos desgostos que experimentamos no servir, o não reconhecimento, a dureza, o pouco salário, reconsideramos tudo isso por um sentido maior, o sentido do doar-se para dar vida ao outro, para dar significado ao outro.

A nossa vida encontra razão e sentido de ser quando encontramos razão e sentido em servir e se doar. Doe-se por amor, entregue-se por amor naquilo que faz e sua vida terá sentido, pois você não ficará frustrado, iludido, enganado e decepcionado naquilo que realiza.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.