Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Dn 7,2-14)

Leitura da Profecia de Daniel.

“Eu, Daniel, 2tive uma visão durante a noite: eis que os quatro ventos do céu revolviam o vasto mar, 3e quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, emergiam do mar. 4O primeiro era semelhante a um leão, e tinha asas de águia; ainda estava olhando, quando lhe foram arrancadas as asas; ele foi erguido da terra e posto de pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 5Eis que surgiu outro animal, o segundo, semelhante a um urso, que estava erguido pela metade e tinha três costelas nas fauces entre os dentes; ouvia-se dizer: ‘Vamos, come mais carne’. 6Continuei a olhar, e eis que assomou outro animal, semelhante a um leopardo; tinha no dorso quatro asas de ave e havia no animal quatro cabeças. E foi-lhe dado poder. 7Depois, eu insistia em minha visão noturna, e eis que apareceu o quarto animal, terrível, estranho e extremamente forte; com suas dentuças de ferro, tudo devorava e triturava, calcando aos pés o que sobrava; era bem diferente dos outros animais que eu vi antes, e tinha dez chifres. 8Eu observava estes chifres, e eis que apontou entre eles outro chifre pequeno, e, em compensação, foram arrancados três dos primeiros chifres; e eis que neste chifre pequeno havia uns olhos como olhos de homem e uma boca que fazia ouvir uma fala muito forte. 9Eu continuava olhando até que foram postos uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.

10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 11Eu estava olhando para o lado das palavras fortes que o mencionado chifre fazia ouvir, quando percebi que o animal tinha sido morto, e vi que seu corpo fora feito em pedaços e tinha sido entregue ao fogo para queimar; 12percebi também que aos restantes animais foi-lhes tirado o poder, sendo-lhes prolongada a vida por certo tempo.

13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Dn 3,75s.)

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

— Montes e colinas, bendizei o Senhor!

— Plantas da terra, bendizei o Senhor!

— Mares e rios, bendizei o Senhor!

— Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!

— Baleias e peixes, bendizei o Senhor!

— Pássaros do céu, bendizei o Senhor!

— Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!

Evangelho (Lc 21,29-33)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

É preciso ter sempre os olhos fixos no Senhor

 “Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto” (Lucas 21,30).

Quando coisas negativas ou trágicas acontecem ao redor de nós, próximo a nós, imaginamos que Deus esteja longe ou fugiu de nós.

É verdade que, muitas tragédias acontecem porque as pessoas se distanciaram de Deus, não estão na presença d’Ele. Mas é preciso dizer que Deus não manda nenhuma tragédia e nenhum castigo. É porque a grande tragédia é nos afastarmos de Deus, é não estarmos próximos d’Ele. Não há tragédia maior do que essa.

Quando olhamos os sinais dos tempos, eles apontam para nós que as coisas estão acontecendo. Quando vemos fumaça, é sinal que tem fogo; quando vemos o tempo se fechando é sinal que a chuva está se aproximando. Quando vemos que as coisas não estão bem, não estão encaixadas é porque algo está fora da ordem.

Precisamos nos questionar, olhar para nós mesmos, ver a nossa própria vida, os sinais apontando que estamos longes de Deus, distantes d’Ele e olhamos o quanto a nossa humanidade está longe de Deus.

Com os olhos em Jesus vamos lidar com todas as situações que acontecem no mundo, na vida e na sociedade onde estamos

A graça é essa, mesmo a humanidade se afastando de Deus, Ele não se afasta de nós. Então, quando essas coisas estiverem acontecendo, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Não corra para a tragédia, corra para o colo de Deus. Não corra para o medo, e sim para a proteção de Deus. Não corra para o desespero, para a desconfiança; não corra para o pavor, para o pânico, ainda que muitas situações da vida pareçam pavorosas.

Corramos para o Senhor para que o nosso coração esteja envolvido n’Ele, cuidado e protegido por Ele, direcionados por esse Deus que tanto nos ama.

É preciso ter sempre os olhos fixos no Senhor, não é ignorar o que acontece à nossa volta, não é se fazer de despercebido diante dos acontecimentos da humanidade, mas é ter olhos de Deus para encarar as realidades ao nosso lado.

Com os olhos em Jesus vamos lidar com todas as situações que acontecem no mundo, na vida e na sociedade onde estamos. Podemos ter certeza que os Céus, onde o nosso olhar vai passar; a Terra onde estamos, passará; a nossa vida neste mundo passará, mas a Palavra de Deus jamais passará.

Permaneçamos firmes na Palavra do Senhor, porque ela nos mantém de pé, é ela quem nos mantém sempre em comunhão com o Senhor Nosso Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.