Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 13,26-33)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.

32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 2)

— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

— “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”

— Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!

— E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

Evangelho (Jo 14,1-6)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Cristo é o caminho que nos conduz ao Pai

 “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também” (João 14,1).

Jesus sabe o quanto o nosso coração se perturba, se agita, se preocupa e se inquieta. Ele sabe o quanto o nosso coração é movido pelos medos, pelas incertezas e isso vai envolvendo o nosso coração e nos enchemos de perturbação.

Tenha fé em Deus! Você sabe que a fé é o antídoto para vencer todos os medos e perturbações da nossa alma e da nossa vida, por isso não alimente os seus medos, pelo contrário, alimente a sua fé; não alimente as suas incertezas, mas alimente a sua convicção e a sua confiança em Deus. Não alimente aquilo que te traz descrença, mas alimente aquilo que sustenta a sua fé.

Alimente a sua relação com Jesus, alimente a sua relação com Deus, se encha, se preencha da Palavra e da presença de Deus. Diante de tantos caminhos, de tantas ilusões e apontamentos que recebemos na vida, não tiremos d’Ele o nosso olhar, porque Jesus é o caminho que nos conduz ao Pai.

Volte-se para Jesus para que Ele nos faça caminhar no único caminho que nos traz a vida

Não tiremos de Jesus o sentido da nossa existência, não tiremos d’Ele a razão do nosso viver, porque existem muitas razões apontadas para o mundo, mas a única verdade que nos salva é Jesus. Se queremos uma razão para viver, o mundo nos aponta mil e uma razões, mas há uma única razão que dá sentido à nossa vida, essa razão se chama Jesus. Ele é o caminho, a Verdade e a Vida.

Por mais agitada que se encontra a vida de cada um de nós, por mais perturbado que esteja o nosso coração pelas inquietações e preocupações do cotidiano, nos voltemos para Jesus, permitamos que Ele acalente e acalme aquilo que nos atormenta no dia a dia. Permitamos que a vida de Jesus ressignifique a nossa vida cada dia e a cada momento. Permitimos em meio a esses tormentos todos que Jesus nos ilumine, nos acalme e que cuide de nós.

Volte para Jesus o seu coração, volte para Ele em meio aos planos todos que você já tem para a sua vida, para o seu cotidiano, para a sua existência. Entregue tudo nas mãos de Jesus, coloque no coração de Jesus, confie n’Ele e não deixe que a agitação perturbe o seu coração.

Não permita que o medo, que traz tanta depressão, dê direção à sua existência. Volte-se para Jesus para que Ele ilumine as estradas da nossa vida e nos faça caminhar no único caminho que nos traz a vida. Caminhemos nos caminhos de Jesus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.