Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 17,1.9-10.15-22)

Leitura do Livro do Gênesis.

1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: “Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. 9Deus disse ainda a Abraão: ”Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado”. 15Deus disse também a Abraão: “Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão”.

17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: “Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?” 18E, dirigindo-se a Deus, disse: “Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença”. 19Deus, porém, disse: “Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo”. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 127)

— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

Evangelho (Mt 8,1-4)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.

4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus purifica os leprosos

Os leprosos estão sendo limpos e purificados, e nós estamos sendo deixados para trás

“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar” (Mateus 8,2).

Um leproso aproximou-se de Jesus e fez essa súplica. Às vezes, olhamos para os leprosos do Evangelho, os leprosos da vida e ficamos com compaixão, pena deles, mas todos nós nascemos leprosos. No entanto, à medida que a vida vai passando, vamos acumulando lepras no corpo, no coração; dentro de nós, coisas estragadas e sujas nos mancham por dentro e por fora. Às vezes, até nos escondemos em nossas aparências, mas há muita coisa manchada em nós.

Esse leproso do Evangelho merece admiração e reconhecimento. Nós merecemos compaixão, porque nos achamos melhores que os leprosos da vida; por causa disso, não reconhecemos a lepra, a mancha, a sujeira que está em nós, então, não gritamos: “Senhor, se queres, pode me curar, purificar-me, lavar-me, renovar-me”. Estamos sempre reparando na lepra do outro, no mal do outro e, dentro de nós, cresce o julgamento, a iniquidade, os espíritos impuros. Os leprosos estão sendo limpos e purificados, e nós estamos sendo deixados para trás, não porque Deus nos deixa, mas porque nos colocamos para trás, porque nos achamos melhores que os outros.

Senhor, se queres, Tu podes me purificar. Eu preciso dizer que eu quero e preciso ser purificado das más intenções, dos maus desejos e pensamentos, maus sentimentos que estão aglutinados e escondidos dentro de mim. Eu quero e preciso, Senhor, ser purificado, por isso venho reconhecer o tamanho das lepras que há em mim. Eu estou realmente suplicando ao Seu coração misericordioso que tenha pena e compaixão de mim. Lava-me, Jesus, purifica-me, sobretudo, desse orgulho, dessa pretensão e vaidade que se esconde por baixo das minhas intenções, daquilo que eu faço. Como eu necessito, como eu preciso e quero ser purificado!

Hoje, como um verdadeiro leproso de alma e coração, coloco-me na Sua presença e suplico: “Tende compaixão e misericórdia de mim, a Tua Palavra faz nova todas as coisas. Eu quero, Senhor, ser limpo e purificado!”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.