Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ez 24,15-24)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16“Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados”.

18Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 19Então o povo perguntou-me: “Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?” 20Eu respondi-lhes: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 21Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas, que lá deixastes, tombarão pela espada.

22E fareis assim como eu fiz: Não cobrireis a barba, nem comereis o pão dos enlutados, 23levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros. 24Ezequiel servirá para vós como sinal: Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Dt 32,18-21)

— Esqueceram o Deus que os gerou!

— Esqueceram o Deus que os gerou!

— Da Rocha que te deu à luz te esqueceste, do Deus que te gerou não te lembraste. Vendo isto, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas.

— E disse: Esconderei deles meu rosto e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido, são filhos que não têm fidelidade.

— Com deuses falsos provocaram minha ira, com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem povo são, através de gente louca hei de irritá-los.

Evangelho (Mt 19,16-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.

20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Viva completamente na vontade do Senhor

Alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?”. Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos” (Mateus 19,16-17). 

Meus irmãos, este Evangelho que, aqui no Evangelho de Mateus, apresenta alguém que foi até Jesus. Aqui, também é conhecido como “o jovem rico” que foi até o Senhor. E olha só que interessante a pergunta que ele fez: “O que eu devo fazer de bom para entrar na vida eterna?”. 

Meus irmãos, este questionamento talvez seja o meu e talvez seja o seu. “Mas o que eu tenho que fazer para conseguir um bom trabalho, para conseguir um bom emprego?” Muitos já sabem: preciso estudar, preciso me esforçar. Para cuidar da minha saúde, preciso observar a alimentação, preciso ir ao médico. Para ganhar o campeonato, preciso fazer exercício físico, preciso treinar. Mas e para entrar na vida eterna? O que é necessário fazer?  

Meus irmãos, primeiro, o Céu é graça, é graça de Deus! Quem merece o Céu? Ninguém! O Céu é graça de Deus. “E o que devo fazer?” Calma! Não é questão de fazer, é questão de ser, ser de Deus, viver na vontade d’Ele. E Jesus apresentou então os mandamentos para aquele homem, para aquele jovem. E ele, ousadamente, disse que já vivia tudo. E o que era necessário ainda? Jesus apresentou o que era necessário ainda. Era necessário deixar, era necessário abandonar certas coisas. Se ele queria ainda ser perfeito, ele deveria se desapegar dos bens materiais. Ah! Aí aquele homem, aquele jovem foi embora triste, porque ele era apegado a muitos bens.  

Busquemos fazer a vontade de Deus. Ser d’Ele e ser desapegado das coisas do mundo

Interessante, não é? “Eu já vivo tudo!”, mas, depois, ele viu que não vivia ainda tudo. Meus irmãos, que na nossa caminhada seja sempre assim: “Eu ainda não estou vivendo completamente na vontade do Senhor!”.  

Que eu seja, que você seja sempre insatisfeito. Preciso estar na vontade de Deus, preciso viver a vontade de Deus, preciso viver a Palavra de Deus, preciso fazer a vontade do Senhor. Não é questão de fazer, é questão de ser. Seja de Deus, sejamos de Deus e sejamos desapegados. 

Não dá para entrar com muita coisa, com muitos bens no Reino dos Céus, porque a porta é estreita, já ensinava Jesus no Evangelho. A porta é estreita. É preciso ser desapegado. Em que ainda estamos apegados? Em quem ainda estamos apegados? Somente Deus, o nosso apego deve ser somente a Deus. 

Para entrar no Reino é preciso ser desapegado, e é preciso ser d’Ele, simplesmente isso, e  dificilmente isso. Mas é o desafio, sejamos insatisfeitos com aquilo que estamos vivendo, busquemos sempre fazer a vontade de Deus. Ser d’Ele e ser desapegado das coisas do mundo.         

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado  Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.