Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um fórum sobre Coleta Seletiva, principal atividade econômica do Movimento na cidade, acontece na Canção Nova na segunda (19), às 19h

O “Movimento Emaús Igualdade”, da cidade de Cachoeira Paulista (Rua Otávio Joaquim da Silva, nº2 - bairro: Palmeiras - SP), recebe de 18 a 29 de janeiro de 2015, ativistas de várias nacionalidades para o 9º Campo de Trabalho e Formação Padre João Benevides, que tem por objetivo a formação, práticas de trabalho comunitário, e também, divulgação da presença do Movimento na cidade anfitriã.

A cidade foi, na década de 80, uma das primeiras a receber no Brasil o movimento Emaús que, além de promover a inclusão social, também possui práticas de proteção ao meio ambiente, como a reciclagem.

A abertura festiva acontece na praça Prado Filho, no domingo (18), com a presença de membros da Junta Executiva de Emaús na América. Nos demais dias do evento, é presença confirmada do presidente internacional do Emaús, o francês Jean Rosseau. Está prevista a presença de mais 100 ativistas do Brasil, e de outros países como: Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Guatemala, Bolívia, Chile, França, Espanha, India, Burkina Faso e Burundi.

Um fórum sobre coleta seletiva, promovido pela Prefeitura Municipal acontece na segunda-feira (19), no Auditório São Paulo às 19h, dentro da Canção Nova, uma das entidades que apoia o evento. “O Movimento Emaús de Igualdade também acredita na transformação de um mundo novo, assim como a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, que apoia ações que valorizam e resgatam a dignidade da pessoa humana”, destaca a superintendente da Rede de Desenvolvimento Canção Nova, Fernanda Nolasco. O secretário de Meio Ambiente de Cachoeira Paulista Pedro Kalil também estará presente.

Dentre as atividades do evento estão a divulgação do Movimento Emaús Igualdade com uma passeata nas principais ruas da cidade, palestras e momentos para a troca de experiências sobre os diversos trabalhos de solidariedade que promovem na localidade de origem. Para fomentar esta troca cultural, os participantes foram convidados a trazer músicas, objetos antigos e jornais do país de origem.

O Movimento Emaús une voluntários para desenvolver atividades econômicas que transformam socialmente a realidade dos excluídos. Em Cachoeira, realizam trabalho de coleta de materiais reciclados, marcenaria e bazar. Com a renda obtida mantém uma Casa de Acolhida e oferecem alimentação, hospedagem e atendimento social às pessoas em situação de risco.

Movimento Internacional Emaús

Comunidade de Vida e Trabalho, Emaús teve início em 1954 com o sacerdote francês Abbé Pierre que, indignado com a indiferença para com os excluídos socialmente, fez um apelo pela rádio para que pessoas ajudassem àqueles que estavam dormindo nas ruas de Paris em meio a um inverno terrível. A partir desta "insurreição da bondade", Abbé Pierre e seus "companheiros de Emaús" contribuíram decisivamente para promover o direito à moradia na França, e sua luta se estendeu por todo o mundo.

Atualmente o movimento Emaús está presente em 36 países de todos os continentes, defendendo os direitos humanos fundamentais, com um duplo objetivo: atender as necessidades imediatas dos excluídos e lutar contra as causas da miséria.

Programação aberta ao público:

Domingo: 18 de janeiro – Cachoeira Paulista

Abertura festiva do 9º Campo de Trabalho e Formação Padre João Benevides

Local: Praça Prado Filho às 20h30

Segunda-feira: 19 de janeiro – Cachoeira Paulista

Marcha Popular: “Cuidemos de nosso planeta, outro mundo é possível”

Saindo da EMEF Otton Fernandes Barbosa – 18h

I Fórum Municipal de Meio Ambiente

Tema: Coleta Seletiva

Local: Auditório São Paulo – Canção Nova – 18h30

Quinta-feira: 22 de janeiro – Cachoeira Paulista

Conferência sobre o Movimento de Emaús e a história de Abbé Pierre.

Local: EMEF Otton Fernandes Barbosa – 18h

Sábado: 24 de janeiro

Bazar especial - das 9h às 17h, simultaneamente em:

- Cachoeira Paulista, na Praça Prado Filho - Centro

- Cruzeiro, no Centro Cultural Rotunda - Av. Rogério Mariano s/n - Vila Paulista

Conferência sobre o Compromisso Social de Emaús

Local: EMEF Otton Fernandes Barbosa – 18h, em Cachoeira Paulista

Terça-feira: dia 27 de janeiro – Cachoeira Paulista

- Seminário sobre a realidade Social da América

Local: EMEF Otton Fernandes Barbosa – 18h.

Asimp/Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.