Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A família pode aproveitar o momento de instabilidade para ensinar um modo de enfrentamento da situação que traga lições para toda a vida

O momento atual de pandemia trouxe grandes mudanças no dia a dia da população. Algumas dessas mudanças podem ser passageiras, outras levarão um longo prazo para se restabelecerem, como talvez a economia. Nesta perspectiva, o que se pode tirar como saldo positivo ainda é incerto, porém, no decorrer destes dias, é possível aprender bastante e optar por vivê-los apoiados na esperança.

O psicólogo, especialista em Neuropsicologia, Mestre e Doutor em Ciências Médicas, Ricardo Franco de Lima, destaca que a incerteza na qual estamos mergulhados pode nos trazer diversos sentimentos. “Não temos respostas definitivas, e surgem, a cada dia, muitos outros desafios. Isso pode desencadear sentimentos de medo, ansiedade e angústia. Estamos todos tentando encontrar formas de enfrentamento que causem o menor impacto possível em nosso cotidiano”, destaca.

É precisamente diante destes sentimentos que é possível dar uma resposta diferente e auxiliar as crianças nesse processo. No caso delas, destaca Ricardo, tudo é vivido de modo intenso, principalmente, pela “mudança repentina na rotina e, sobretudo, pela maneira como os pais e cuidadores estão lidando com a situação”. Portanto, é o momento de ensinar um modo de enfrentamento da situação que traga lições para toda a vida.

“Todas as situações de desafio podem ser experiências significativas de aprendizagem: para aprender novas habilidades, novas formas de pensar, flexibilizar nossos pontos de vista, novas formas de se relacionar com as pessoas, para ampliar o nosso repertório de enfrentamento psicológico. Nesse sentido, os pais e responsáveis precisam ser muito criativos para propor e construir, com as crianças, alternativas que não privilegiam somente as tecnologias”, ensina o neuropsicólogo.

João Pedro e Maria Tereza durante estudo bíblico / Foto: Arquivo Pessoal

Para fazer este caminho de aprendizado o primeiro passo dado pela família da Graziela Ciqueira, foi estabelecer uma rotina, de forma a tranquilizar os dois filhos, João Pedro, 7; e Maria Tereza, 4. “Aqui, criamos uma rotina: de manhã, fazemos as atividades da escola; logo depois, o estudo da Palavra, e rezamos o terço da misericórdia, participamos da Missa pela TV, rezamos o terço em família. Temos um momento de leitura, filmes de santos, brincadeiras livres e direcionadas e exercícios físicos para gastar energia”, conta.

Além de todas essas atividades, a família também aproveita para conversar e aprender que não sair de casa, no momento, é um grande gesto de amor pelas pessoas. “Creio que essas atitudes ensinam mais do que palavras, pois são testemunho. É necessário se cuidar, mas também é importante cuidar dos outros, como nos diz o Senhor no segundo mandamento: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’”, lembra Graziela.

Para ensinar, o bom senso deve ser o fio condutor. “Não quer dizer que todas as atividades que as crianças forem realizar dentro de casa precisam ter um caráter pedagógico. Não exagerar e manter um ambiente tranquilo favorecerá a passagem por este período. Este momento também pode ser aproveitado para refletir sobre os valores humanos e colocá-los em exercício, por meio das interações dialógicas, da comunicação não violenta, da compaixão e do restabelecimento do sentido de comunidade”, reforça Ricardo.

A fé como alicerce

Em momentos de enfrentamento dos diversos desafios que a história impõe, ainda mais de algo tão desconhecido, a fé é o alicerce de muitos, que além de conservarem a paz, ajudam aos outros e aprendem verdadeiras lições.

A oração foi um dos modos que a família encontrou para ajudar e também se fortalecer na fé. “Rezamos por todos que estão com o vírus, por aqueles que ainda não tomaram consciência da gravidade, pelas almas dos que já faleceram e seus familiares”, conta Graziela.

Crianças “brincam” de Missa diante da impossibilidade de sair de casa / Foto: Arquivo pessoal

“Nossa penitência familiar também passou por uma adaptação, pois havíamos nos comprometido de não vermos TV durante o período da Quaresma, mas com tudo o que está acontecendo, percebemos que, hoje, nossa penitência seria não sair de casa e obedecer ao que nos fosse pedido”, testemunha ainda a família.

Segundo o doutor em Ciências Médicas, toda e qualquer forma de enfrentamento que nos ajude a percebermos nós mesmos, nossas relações familiares e nossa comunidade serão protetivos, do ponto de vista da saúde mental. “A fé e a espiritualidade são excelentes exemplos disso”, afirma Ricardo.

Não se trata de ignorar ou mascarar a realidade, isso seria superficial e passageiro, mas trazer sentido à própria vida e à vida daqueles que precisam. “Assim, vamos trabalhando neles as virtudes e lhes ensinando a se desvencilhar do pecado, principalmente, o do egoísmo e da falta de amor e compaixão ao próximo”, conclui Graziela.

Liliane Borges/Asimp/Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.