Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador em exercício, Flávio Arns, sancionou nesta quinta-feira (13), em Paranaguá, no Litoral, a lei que inclui no calendário oficial do Estado o dia de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, celebrado em 15 de novembro. A assinatura fez parte das festividades que movimentam Paranaguá durante toda a semana, com a presença de mais de 500 mil pessoas.



A festa de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá comemora 200 anos em 2014. Flávio Arns lembrou que a inclusão da data no calendário oficial se soma à outra lei, que oficializou Nossa Senhora do Rocio como padroeira do Paraná. “Com isso, Paranaguá, que abriga o santuário de Nossa Senhora, se fortalece como polo de turismo religioso do Estado, o que representa mais renda e emprego para o município e mais dinamismo para a economia da região”, afirmou ele.

“A lei motiva a devoção e dá apoio para que a festa continue por muitos anos”, disse ele na solenidade, realizada no centro pastoral, com a presença de autoridades, lideranças da região e da comunidade. 

O bispo da Arquidiocese de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos, também ressaltou o reconhecimento oficial do Estado do Paraná à data de celebração da Padroeira. “Essa medida vem exaltar a devoção à Nossa Senhora do Rocio”, afirmou ele. 

O prefeito de Paranaguá, Edson Kersten, explicou que a cidade está construindo um centro de eventos para acolher mais de duas mil pessoas, o que irá fortalecer as estruturas para receber os turistas que visitam o Santuário, não só no período de festa, mas durante o ano inteiro. “O objetivo é melhorar o atendimento aos turistas, garantir mais segurança, comodidade e opções de lazer”, afirmou o prefeito. “Essa movimentação é uma fonte de renda para Paranaguá e que se expande para outros municípios da região”, disse ele. 

INTEGRADA – O prefeito contou que a ideia é buscar parcerias e integração de Paranaguá com outras cidades polos de turismo religioso, como Aparecida do Norte, que abriga o santuário de Nossa Senhora Aparecida, e Belém do Pará, centro de celebração à Nossa Senhora de Nazaré.

“A lei sancionada hoje, além de um reconhecimento do governo estadual, também nos ajudará a buscar outros títulos”, disse o reitor do Santuário à Nossa Senhora do Rocio, padre Sérgio Campos. Ele explicou que um dos projetos é encaminhar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o pedido para tornar a festa de Nossa Senhora do Rocio patrimônio imaterial do Paraná. “A festa é uma manifestação pública de fé, que já tem 200 anos”, afirmou o reitor. 

Agência de Notícias PR
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.