Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Existem muitas dúvidas entre os cristãos a respeito da RCC (Renovação Carismática Católica). São perguntas do tipo: “O que é o batismo no Espírito Santo? Existem dois Batismos? Eu já recebi o sacramento do Batismo, para que receber esse?”. São questionamentos que nem sempre sabemos responder ou embasar e, muitas vezes, usamos explicações pessoais que não convencem e caímos no descrédito.

O Manual de Dogmática organizado por Theodor Schneider se apoia nos escritos do Evangelista Lucas para explicar essa realidade do batismo no Espírito Santọ: “No que diz respeito ao relacionamento entre batismo e recebimento do Espírito, já ficou claro que, para Lucas, o decisivo é a repleção com o Espírito Santo. Após “Pentecostes” isso lhe parece estar normalmente associado ao batismo, sem que se possa perceber uma correlação inequívoca nesta questão: o batismo pode preceder o recebimento do Espírito (Atos 2,38; 19,2) e inversamente (10,44-48); ambas as coisas podem ocorrer imediatamente uma após a outra ou juntas (9,17s.), ou então com certa distância temporal (8,14-17). O recebimento com o Espírito e o batismo estão direcionados para a incorporação na comunidade; portanto, o batismo do Espírito e o batismo com água não podem ser jogados um contra o outro” (p. 434).

Qual a diferença entre os bastimos com água e com o Espírito Santo?

Dessa forma, os “dois batismos” estão relacionados com a incorporação e atuação dos membros da Igreja, um não está contra o outro. Sendo que, o batismo no Espírito Santo não é um sacramento. Por isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB aconselha o uso da linguagem “efusão do Espírito”, para não haver dúvidas ou ambiguidade, realçando a essencialidade do sacramento. Enquanto cabe ao batismo no Espírito o ato de robustecer o homem interior (cf. Ef 3,16).

O sacramento do batismo faz parte da iniciação cristã (cf. CIC 1212), dessa maneira, não encerra nem finaliza a atuação do Espírito Santo em nossa vida. “O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos” (Lumen Gentium, 40). Eis aqui o nosso foco: a plenitude da vida no Espírito! Por isso, devemos dar continuidade a Pentecostes.

“Assim, o Espírito é a força determinante na condução da Igreja (cf. Atos 5,1-11; 15,28) e, particularmente, em sua atuação missionária (cf. 9,17; 13,4; 16,6s.; 20,22s.; 21,11; 28,22), e Lucas constata de maneira sumária que a Igreja ‘crescia pela ajuda do Espírito Santo’ (9,31c)” (p.435).

¹SCHNEIDER, Theodor. Manual de Dogmática. Trad. Ilson kayser, Luís Marcos Sander, Walter Schlupp. 4.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.banner_espiritualidade

Rafael Vitto, natural da cidade de Cuiabá (MT), é membro da Comunidade Canção Nova desde 2015. Hoje, ele é seminarista e estudante da curso de Filosofia na Faculdade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.