Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Saiba um pouco sobre a devoção do povo brasileiro e o testemunho de Fernanda Silva

Vésperas do dia 12 de outubro, Festa da Padroeira do Brasil, muitos brasileiros vão a pé, em romaria, para o Santuário Nacional de Aparecida com uma expressão de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Ao longo de todo o ano, chegam devotos de todos os lugares do Brasil, mas, durante o mês de outubro, aumentam o número de romeiros. Segundo o Missionário Redentorista da Província de São Paulo, Irmão Alan Zuccherato, o povo brasileiro tem um imenso carinho e devoção a Mãe Aparecida.

Confira a entrevista com o Irmão Alan e também a história da cantora Fernanda Silva, que fala sobre sua fé, devoção e a promessa feita, por sua mãe, a Nossa Senhora Aparecida, para que fosse curada de um problema grave de bronquite e falta de ar.

Fernanda Silva testemunha história com Nossa Senhora Aparecida

Devoção e fé

Como é caracterizada a devoção do povo brasileiro a Mãe Aparecida?

Irmão Alan: Essa característica se torna mais acentuada no título de Aparecida. Podemos comprovar isso por meio do que nos disse Papa São João Paulo II: “´É preciso permanecer na Escola de Maria”, e ainda falou: “Aqui, em Aparecida, pulsa o coração católico do povo brasileiro!”. E o Papa Francisco ainda afirmou: “Deus ofereceu ao Brasil, aqui em Aparecida, a Sua própria Mãe”. A Romaria até o Santuário Nacional de Aparecida, carinhosamente chamado de Casa da Mãe e do povo brasileiro, é uma forma de expressão dessa devoção.

Ouvimos depoimentos dos próprios romeiros que essa é uma viagem que vale a pena e torna a vida mais bendita. Por meio das novenas, oração do terço, cânticos a Nossa Senhora e ladainhas, o devoto demonstra seu amor a Virgem Maria. Cabe destacar que o povo brasileiro é muito mariano, pois encontra, em Nossa Senhora, carinho, ternura, acolhida, socorro, intercessão e colo materno. Podemos dizer que cada Santuário Mariano, Paróquia e Comunidade dedicados a Nossa Senhora é um pedacinho do Céu na Terra, pois a beleza da devoção mariana é exatamente a Missão que Nossa Senhora tem: trazer seu Filho Jesus para nós e levar-nos todos até Ele”.

Espiritualidade do Romeiro

Como se revela a espiritualidade do romeiro dentro do Santuário de Aparecida?

Irmão Alan: O Santuário de Aparecida sempre está preocupado em acolher bem o peregrino de Nossa Senhora. A Romaria é sempre um tempo oportuno para encontrar-se com Deus, já que este templo sagrado é morada d’Ele, de um encontro de irmãos e irmãs que aqui acorrem para celebrar a vida, ouvir a Palavra de Deus, participar dos sacramentos. Essa experiência de fé renova as suas esperanças e constitui-se numa significativa oportunidade de reassumir compromissos importantes da vida cristã, vivendo os valores do Evangelho e engajando-se mais na participação de sua comunidade, paróquia e diocese. Isso tudo se dá numa participação alegre e vibrante, como prescreve o Documento da Sacrossanctum Concilium, do Concílio do Vaticano II, sobre a Liturgia: “O povo tem direito a uma participação plena, consciente, ativa e frutuosa nos sagrados mistérios de Cristo”.

O bonito é ver que cada romeiro se expressa de sua maneira: pelo sorriso, pela troca de olhares com Nossa Senhora, de mãos postas em prece, nas lágrimas, acendendo sua vela, ofertando objetos de promessas cumpridas, bendizendo as graças alcançadas, vindo a pé, de carro, van, ônibus, bicicleta, moto, caminhão… São muitas formas, sempre trazendo seu coração emocionado, na certeza de que a Mãe Aparecida, para todos, tem sido bênção.

Especialmente neste Ano Nacional do Laicato promovido pela CNBB, o Santuário está enfatizando e possibilitando ainda mais a participação e presença dos leigos, que têm uma contribuição valiosa, efetiva e afetiva, por isso são parceiros de toda evangelização que acontece neste Centro Mariano de Peregrinação. Assim, nossa espiritualidade está fundamentada em ser “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Qual é a ligação de Nossa Senhora Aparecida com o povo sertanejo?

Irmão Alan: A imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, foi pescada por mãos de três simples pescadores. Desde o início, a história de Aparecida identifica-se com os mais humildes, o contexto histórico da escravidão que vivia nosso país, quando da pesca milagrosa e tantos outros fatos que comprovam uma ligação de Nossa Senhora Aparecida com o povo sertanejo e aqueles que, na simplicidade de coração, louvam Nossa Senhora. No entanto, é bom lembrar que todos recorrem à proteção de Nossa Senhora, sejam os mais ricos, pobres, de várias culturas, letrados ou não; todos querem contar com sua graça e bênção, com o milagre do Amor que não passa, o que Nossa Senhora é especialista em alcançar para nós, intercedendo ao seu Filho Jesus.

Neste mês de outubro, o Santuário recebe um grande número de romeiros. Como é para o senhor ver e sentir a devoção desse povo a Mãe Aparecida?

Irmão Alan: É uma emoção muito grande recordar os quase 13 milhões de romeiros que visitam o Santuário de Aparecida durante o ano. Isso já é um fato que evangeliza e chama a atenção! Essa presença e a manifestação da alegria indizível do peregrino nos faz ter a certeza de que: “como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus” e confirma o que diz o fundador da nossa Congregação dos Missionários Redentoristas, Santo Afonso Maria de Ligório – “O verdadeiro devoto de Maria jamais se perde”. Aqui rezamos, alegramo-nos, choramos com a história e a vida de cada um, essa celebração diária nos deixa sempre mais encantados e felizes na Missão que realizamos.

(Por Alessandra Borges e Letícia Barbosa – Canção Nova.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.