Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É a primeira vez que a imagem sai do Santuário Estadual de Paranaguá rumo a Londrina, onde vai peregrinar por paróquias da arquidiocese a partir da quarta-feira, dia 8/9

Ao longo de dois meses, a padroeira do Paraná Nossa Senhora do Rocio estará em terras londrinenses, visitando comunidades e cidades que compõem a Arquidiocese de Londrina. A programação é uma preparação para a festa estadual de Nossa Senhora do Rocio, comemorada do dia 1º ao dia 16 de novembro, em Paranaguá.

Esta é a primeira vez que a peregrinação acontece, explica o reitor do Santuário Estadual do Rocio, padre Dirson Gonçalves. “Nós decidimos fazer este ano uma experiência nova, que é levar a imagem para as dioceses do interior do Estado, uma vez que a santa é padroeira do Paraná”, explica.

A primeira parada da padroeira em Londrina é a Catedral Metropolitana de Londrina, a Igreja Mãe da arquidiocese. Uma missa solene presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, ao meio dia, vai recepcionar a padroeira. No dia 10 de setembro, a imagem segue para a Igreja Nossa Senhora do Silêncio, no Decanato Leste.

A imagem ficará de dois a três dias em cada paróquia (confira a programação completa abaixo) e a peregrinação encerra na Paróquia Nossa Senhora do Rocio, Decanato Leste, no dia 31 de outubro. No dia 8 de novembro, o arcebispo dom Geremias leva a imagem novamente a Paranaguá, onde preside a Santa Missa na festa da padroeira.

Cada paróquia está responsável pela programação nos dias em que a padroeira estiver ali. “É a visita da mãe, e a visita da mãe sempre traz benefícios, não só para a comunidade que a recebe, mas esses benefícios também se estendem para comunidades vizinhas e para a cidade inteira”, destaca padre Heriberto Mossato, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rocio e coordenador da peregrinação na arquidiocese.

Segundo ele, a mensagem de Nossa Senhora do Rocio para a Arquidiocese de Londrina, e também para o Paraná inteiro, é a mensagem da esperança, a mensagem da presença. “Nós vivemos um momento tão difícil em que as pessoas não podiam estar presentes do jeito que nós estávamos acostumados, o calor do abraço, a proximidade do olhar, e Nossa Senhora vem justamente para nos dar essa mensagem, de não perder essa esperança, de confiar sempre, de fazer tudo que Deus mandar. Aquela presença amiga, a presença de mãe, que reanima a comunidade, traz o consolo diante de tantas perdas.”

Padroeira do Paraná

O reitor do seminário estadual destaca que é preciso relembrar em todos os cantos do estado que Nossa Senhora do Rocio é padroeira do Paraná. “Nossa Senhora do Rocio foi declarada padroeira em 1977, pelo Papa Paulo VI. Isso aconteceu há muitos anos, mas, com o passar do tempo, essa compreensão ficou esquecida. Por isso queremos recuperar esse tempo perdido e levar essa informação ao máximo possível de católicos”, informa.

O padre também destaca a iniciativa de levar que o Santuário do Rocio está acostumado a receber peregrinações de romeiros e devotos católicos de todo Paraná, mas a imagem de Nossa Senhora do Rocio não costuma sair de seu santuário. “Por isso, precisamos fazer o trabalho inverso - aguardar que eles venham até nós, mas, também, irmos ao encontro deles em sua região”, finaliza.

Programação:

8/9 - Santa Missa na Catedral Metropolitana de Londrina – 12h

10/9 – Igreja Nossa Senhora do Silêncio, Decanato Leste

13/9 – Paróquia São Luiz Gonzaga, Decanato Leste

16/9 – Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina, Decanato Oeste

19/9 – Paróquia Sant’Ana, Decanato Centro

22/9 – Paróquia São João Paulo II, Decanato Norte

25/9 – Paróquia Santa Mônica, Decanato Norte

28/9 – Paróquia São Lourenço, Decanato Sul

1/10 – Paróquia Nossa Senhora das Graças, Centenário do Sul/PR

4/10 – Paróquia São José, Distrito de Irerê

7/10 – Paróquia Santo Antônio, Cambé/PR

10/10 – Paróquia São Martinho, Distrito de São Martinho, Rolândia/PR

13/10 – Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, Rolândia/PR

16/10 – Paróquia Santa Margarida de Cortona, Bela Vista do Paraíso/PR

19/10 – Paróquia Santa Terezinha, Sertanópolis/PR

22/10 – Paróquia Nossa Senhora das Graças, Ibiporã/PR

25/10 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Porecatu/PR

28/10 – Paróquia São Rafael, Ibiporã/PR

31/10 – Paróquia nossa Senhora do Rocio, Decanato Leste

8/11 – Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, Paranaguá/PR

Juliana Mastelini Moyses/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.