Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde criança, São João Bosco - o santo italiano fundador da Família Salesiana, que viveu entre 1815 e 1888 -, aprendeu com sua mãe, Margarida, a confiar-se aos cuidados da “Virgem Maria”, sob o título especial com o qual o santo da juventude gostava de invocá-la: Maria Auxiliadora dos Cristãos.

Dom Bosco garantia: “Se fordes seus devotos, além da abundância das suas bênçãos neste mundo, ela vos garante o paraíso na outra vida! Tende, pois, a mais íntima convicção de que obtereis todas as graças desta boa mãe, contanto que não lhe peçais coisas que resultem em vosso dano.”

A devoção a nossa Senhora Auxiliadora está ligada à vitória da batalha de Lepanto, ocorrida em 1571, quando após violento confronto em pleno mar, os combatentes católicos obtiveram a vitória recorrendo veementemente à intercessão de Nossa Senhora. Em agradecimento a esta miraculosa vitória, o Papa Pio V incluiu na Ladainha dedicada à Mãe do Redentor o título: de “Auxiliadora dos Cristãos”.

Outro fato importante ocorreu em 1814, quando o Papa Pio VII, sequestrado por Napoleão Bonaparte, após cinco anos de cativeiro na França, promete coroar solenemente uma imagem de Nossa Senhora, assim que fosse liberto. Com a graça alcançada, Pio VII institui, em 1816, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 24 de maio, em memória daquela data em que ele entrou solenemente em Roma, após o referido cativeiro.

Dom Bosco é contemporâneo das aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto, em 1862, que provocam uma renovação na piedade popular mariana em toda a Itália. Nesse mesmo ano, Dom Bosco iniciou em Turim, a construção de uma grande Basílica, dedicada a Nossa Senhora, Auxiliadora dos Cristãos.

Assim, com muita frequência, Dom Bosco recomendava que seus jovens recorressem a Nossa Senhora Auxiliadora. Ele ensinava que, bastava uma simples jaculatória - Maria, Auxiliadora dos cristãos, rogai por nós! -, para que grandes graças fossem alcançadas e o demônio vencido sendo obrigado a retirar-se.

“É uma oração não tão longa, mas que se sabe ser muito eficaz. Portanto, quando quiserdes obter alguma graça espiritual, e por graça espiritual podem-se entender a libertação de tentações, de aflições do espírito, da falta de fervor, etc., se alguém dentre vós quiser ver-se livre de alguma tentação ou quiser adquirir alguma grande virtude, não precisa fazer outra coisa senão invocar Maria” (Livro: Ensinamentos de Vida Espiritual - Dom Bosco).

Hoje a Virgem Maria visita você através destas palavras para lhe recordar que não está sozinho, que pode contar com o auxílio dela nas batalhas que tem travado. Veja bem! Ela é a Vencedora das batalhas de Deus e quer ajudar você a vencer. Você também não quer abrir-se aos cuidados dela?

Presença de mãe faz toda a diferença. Ela conhece o filho, dá aconchego, põe de pé e lembra quem ele é. Mãe que é mãe corrige, educa, orienta!

Embora ela caminhe como mãe auxiliadora ao seu lado, sabe ser bem discreta e também respeita a sua liberdade de modo que, quanto mais nos rendemos aos seus cuidados maternos, mais tocamos nos efeitos da sua presença em nossa vida.

Creia! Ela está com você e quer ser sua Auxiliadora também. Mais do que um título, trata-se de um modo dela se colocar ao nosso lado. Se quisermos ser vitoriosos em nossas batalhas cotidianas, se quisermos crescer nas virtudes e viver na liberdade conquistada por Nosso Senhor por meio de Sua Páscoa, devemos nos colocar sob os cuidados dela.

Rezemos com confiança filial, como nos ensinou Dom Bosco: Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por nós!

Padre Edmilson Dias é missionário da Comunidade Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.