Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Filhos e filhas,

Nós poderíamos perguntar: qual a identidade de um católico? Em nossa vida civil, o que nos identifica como cidadãos é a nossa Carteira de Identidade, popularmente conhecida como RG, além do CPF. Onde quer que vamos, é o primeiro documento solicitado.

E como católicos, qual é a nossa identidade? Alguns podem pensar que é a devoção à Nossa Senhora. Errado! Isso é consequência. De fato, temos devoção a Nossa Senhora e a consideramos como nossa Mãe e intercessora junto a Jesus. Neste mês dedicado a ela, a Mãe de todas as mães, lembramos que amor a Nossa Senhora é algo que caminha conosco, mas não é a nossa identidade.

Nossa identidade de católicos é a Santíssima Trindade. Nenhum católico começa uma oração, uma espiritualidade, uma adoração ou a Santa Missa sem invocar a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, fazendo o sinal da Cruz.

Não entendo como alguém pode negar a existência da Santíssima Trindade, sendo Jesus foi muito claro: “Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28,19-20).

Pois bem, é bíblico! Tanto que em nosso Batismo, seja por imersão, como era antigamente, ou como nós fazemos hoje, por ablução – que consiste em derramar um pouco de água sobre a cabeça da criança ou do catequizando candidato ao Batismo –, o fazemos não em nome só de Jesus ou só do Espírito Santo. Um Batismo assim não seria válido. Batizamos seguindo o que nos pede Jesus: “Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Logo, nossa identidade não foi tirada do nada.

Não é fácil compreender o mistério da Santíssima Trindade. Porém, não podemos deixar de buscar e podemos aprender com Santo Agostinho, que assim se expressou em um de seus sermões: “Sabeis, irmãos, que naquela invisível e incorruptível Trindade, que nossa fé retém e que a Igreja Católica prega, Deus Pai não é “Pai” do Espírito Santo, mas do Filho; e Deus Filho não é “Filho” do Espírito Santo, mas do Pai; enfim, Deus Espírito Santo não é “Espírito” apenas do Pai nem apenas do Filho, mas do Pai e do Filho. E que essa Trindade, embora mantida a propriedade e a subsistência de cada uma das pessoas, não congrega três deuses, mas, em razão de sua única e inseparável essência ou natureza de eternidade, verdade e bondade, é o único Deus” e finaliza o grande Doutor da Igreja: “O Pai é, portanto, origem veraz para o Filho verdade; o Filho é a verdade nascida do Pai veraz; e o Espírito Santo é a bondade derramada pelo Pai bom e pelo Filho bom; comum aos três é a igual divindade e a inseparável unidade”. (Trechos do Sermão 71,12, 18. Trad. de Luciano Rouanet, oar)

Nós precisamos da Santíssima Trindade. Precisamos para a criação, precisamos para a nossa redenção, pois sem Jesus nós terminaríamos no cemitério. E precisamos do Espírito Santo para nos santificar, porque nós somos teimosos e fracos. Precisamos, em nossas vidas, dessas ações de Deus que é Uno e Trino.

Portanto, celebrar a Santíssima Trindade é celebrar o Pai Criador, o Filho Redentor e o Espírito santificador. Nós somos convidados a clamar: “Pai, eu fui criado, e recriado pela graça da redenção do Teu Filho. Eu creio nisso, mas preciso mais, então dai-me o Teu Espírito Santificador. Dá-me o Teu Espírito consolador, que vem em auxílio das minhas fraquezas. Aquele que vem me defender do mal. Aquele que vem afugentar o Inimigo. Vem Espírito Santo, vem com Seu poder”.

Termino dizendo que negar a doutrina da Santíssima Trindade é rejeitar todo plano de Deus, para nossa redenção e salvação.

“Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês”. (1Cor 13,13)

Padre Reginaldo Manzotti

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.