Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um quarto da população mundial cumpre o jejum que é realizado no nono mês do calendário lunar islâmico

O Ramadã começou no dia 5 de maio e vai até o dia 4 de junho – período de oração praticado pela comunidade muçulmana. “Neste período, nós, muçulmanos, passamos por um processo de renovação. Praticamos mais caridade e vivemos intensamente os valores da vida em família e de harmonia. Durante este período, além das cinco orações diárias que realizamos, lemos mais o Alcorão e quem está próximo à mesquita visita com mais frequência”, comenta o diretor executivo da Cdial Halal, Ali Saifi.  Entenda um pouco mais sobre o mês Ramadã.

Significado do Ramadã - O nome que se dá ao nono mês do calendário islâmico. Durante todo o mês quase 2 bilhões de islâmicos ao redor do mundo fazem jejum desde o nascer do sol até ao pôr do sol. Os primeiros versículos do Alcorão foram revelados ao profeta Mohamad - que a paz e a benção de Deus estejam sobre ele - em 610 CE (Era Cristã).

Quem realiza o Ramadã? Todos os muçulmanos saudáveis residentes e aqueles já alcançaram a puberdade são obrigados a jejuar. É, acima de tudo, um momento de extrema importância na vida dos jovens pois a autorização dos pais para praticar o jejum é o símbolo da passagem da juventude para a vida adulta. Não é obrigatório para pessoas que estão doentes, idosos, crianças, gestantes ou que esteja passando por uma enfermidade que a impeça de jejuar.

Mas o que acontece neste período? Os fiéis se esforçam para realizar ações de bondade, ou seja, nenhum ato que possa ser considerado pecado. Os fieis acreditam que a prática ensina ter paciência, modéstia e espiritualidade.

Pilares do Islam – São cinco pilares do Islam que sustentam a vida dos muçulmanos.

-  Shahada: Testemunhar que não existe outra divindade a não ser Allah (Deus) e  Mohamad – que a paz e a benção de Deus esteja sobre ele - é seu mensageiro

- Salah: Rezar cinco vezes ao dia voltado à Meca.

- Zakat: É um imposto a ser pago aos necessitados

- Saum: É o jejum durante o mês do Ramadã;

- Haj: Aquele que tem condições físicas e financeiras devem fazer a peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida

Fim do Ramadã – É marcado por Eid ul Fir, um grande festival. A celebração começa assim que a lua nova do mês seguinte é avistada no céu. Durante o Eid, os muçulmanos celebram colocando suas melhores roupas, trocando presentes e passando o tempo com sua família enquanto degustam ceias fartas em agradecimento pelo ciclo de adoração concluído durante o Ramadã. Neste período, os muçulmanos devem contribuir com uma certa quantia, para que os mais necessitados possam celebrar a quebra do jejum.

Muçulmanos: uma comunidade que cresce a cada ano e deve chegar a 3 bilhões de pessoas no mundo até 2060 de acordo com pesquisas divulgadas, no início de abril deste ano, pela Pew Research Center. Daqui a 40 anos, aproximadamente, os cinco países com maior população muçulmana serão Índia (333 milhões), Paquistão (283,6 milhões), Nigéria (283,1), Indonésia (253,4 milhões) e Bangladesh (181,8 milhões).

Cdial Halal – uma das maiores e mais importantes certificadoras halal do mundo. É a única no Brasil que recebeu certificações: ISO 9001:2015 (sistema de gestão da qualidade) da ABS Quality Evalutions para frigoríficos de aves e bovinos e produtos industrializados halal; ISO 14.001 (gestão ambiental) e OHSAS 18001 (gestão de segurança e saúde ocupacional). Cresceu focada no seu negócio com atividades relacionadas ao abate de frangos, perus, patos e bovinos, incluindo também produtos industrializados. Saiba mais www.cdialhalal.com.br 

Nattiely Santos/Asimp/lucianunes@lncomunicacao.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.