Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na catequese de hoje, Papa falou sobre a misericórdia na Bíblia, algo que supera todo pecado humano, como a corrupção e a exploração

Na catequese desta quarta-feira, 24, o Papa Francisco falou sobre a misericórdia na Sagrada Escritura. Ele enfatizou que a misericórdia de Deus é maior que todo mal realizado pelo homem, como a sede de poder e de riqueza que leva as pessoas à corrupção e à exploração. Bom seria se corruptos e exploradores se arrependessem, disse.

O Santo Padre explicou que, em vários trechos da Bíblia, aparecem poderosos e reis, homens que estão no topo. A riqueza e o poder podem ser boas quando colocadas a serviço do bem comum, mas quando utilizada com egoísmo e prepotência, transformam-se em instrumentos de corrupção e morte.

Como exemplo, Francisco citou o episódio descrito no Livro dos Reis, da vinha de Nabot. O Rei de Israel na época, Acab, queria comprar a vinha de Nabot; como ele se recusou, a esposa do rei armou um plano para eliminá-lo e poder fechar o negócio. Assim, transformou o poder real em arrogância e domínio.

“E essa não é uma história de outros tempos. É uma história atual, dos poderosos que, para ter mais dinheiro, exploram os pobres, exploram as pessoas. É a história do tráfico de pessoas, do trabalho escravo, das pessoas que trabalham na informalidade, com o mínimo, para enriquecer os poderosos. É a história dos políticos corruptos, que querem sempre mais e mais (…) Eis até onde leva a sede de poder: transforma-se numa cobiça que nunca se sacia”, explicou o Papa.

Mas Deus é maior que toda maldade e “jogo sujo” feitos pelo ser humano, lembrou Francisco. Em sua misericórdia, Deus envia o profeta Elias para ajudar Acab a se converter. O Rei entende o seu erro e pede perdão. “Que bonito seria se os poderosos e os exploradores de hoje fizessem o mesmo”.

Embora o rei tenha se arrependido, um inocente acabou sendo morto, o que mostra que o mal realizado tem consequências inevitáveis, deixa rastros dolorosos. Mas a misericórdia mostra o caminho a ser percorrido.

“Ela pode sanar as feridas e mudar a história. Mas abra o seu coração à misericórdia. A misericórdia divina é mais forte do que o pecado dos homens, este é o exemplo de Acab. Nós conhecemos o poder de Deus quando nos recordamos da vinda do seu Filho, que se fez homem para destruir o mal com o seu perdão. Jesus Cristo é o verdadeiro rei, mas o seu poder é completamente diferente. O seu trono é a cruz. Ele não mata. Pelo contrário, dá a vida.”

(Da Redação, com Rádio Vaticano)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.