Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Francisco falou da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, que os católicos celebram em todo o mundo, a partir desta Quarta-feira de Cinzas

Da redação, com Agência Ecclesia

A Igreja Católica iniciou nesta quarta-feira, 1º, o tempo litúrgico da Quaresma, com a celebração das cinzas. No Vaticano, o Papa Francisco presidiu a procissão e a Missa com o rito penitencial e alertou para as tentativas de “banalizar a vida” e para as consequências da “indiferença” perante quem sofre.

“A Quaresma é o tempo para dizer não: não à asfixia do espírito pela poluição causada pela indiferença, pela negligência de pensar que a vida do outro não me diz respeito; por toda a tentativa de banalizar a vida, especialmente a daqueles que carregam na sua própria carne o peso de tanta superficialidade”, disse o Papa na Basílica de Santa Sabina.

A celebração foi antecedida por uma “procissão penitencial” desde a igreja de Santo Anselmo, no Aventino, onde o Papa se deslocou, desde o Vaticano, para um momento de oração, acompanhado por cardeais, bispos, os monges beneditinos desta igreja e os padres dominicanos de Santa Sabina.

.: Acesse a íntegra da homilia do Papa Francisco

Francisco falou do tempo de preparação para a Páscoa, que os católicos celebram hoje em todo o mundo, como “um caminho” que leva “à vitória da misericórdia” sobre tudo o que procura “esmagar” ou “reduzir” o ser humano a algo que “não corresponda à dignidade de filhos de Deus”.

“A Quaresma é a estrada da escravidão à liberdade, do sofrimento à alegria, da morte à vida”,  disse o Santo Padre.

“Fomos tirados da terra, somos feitos de pó. Sim, mas pó nas mãos amorosas de Deus, que soprou o seu espírito de vida sobre cada um de nós e quer continuar a fazê-lo”, observou, lembrando o rito das cinzas.

Segundo o Papa, este sopro de vida contrapõe-se à “asfixia” do egoísmo, das “ambições mesquinhas e silenciosas indiferenças”, ao “ar sufocante de pânico e hostilidade”.

“Viver a Quaresma é ansiar por este sopro de vida que o nosso Pai não cessa de nos oferecer na lama da nossa história”, acrescentou.

A homilia alertou ainda para correntes de espiritualidade que reduzem a fé a “culturas de gueto e exclusão”.

“A Quaresma significa não à poluição intoxicante das palavras vazias e sem sentido, da crítica grosseira e superficial, das análises simplistas que não conseguem abraçar a complexidade dos problemas humanos, especialmente os problemas de quem mais sofre”, prosseguiu.

Francisco convidou os fiéis a não “rasgar as vestes frente ao mal” que os rodeia, mas, sobretudo, a dar espaço a todo o bem que possam realizar, despojando-se daquilo que “isola, fecha e paralisa”.

A Quaresma, inicio ontem (01), é um período de 40 dias marcado pela prática do jejum, caridade e da penitência, que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.