Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na solenidade da Epifania do Senhor, Francisco alertou para o risco sério de “servir-se de Deus em vez de servir a Deus”. Adorar a Deus muda a vida, frisou

Na manhã desta segunda-feira, 6, na Solenidade da Epifania do Senhor, o Papa Francisco celebrou a missa na Basílica de São Pedro. Durante a sua homilia, destacou a “adoração”, recordando-a como a intenção dos Reis Magos ao seguirem a estrela no Oriente. Adorar era o objetivo do percurso dos Reis, a meta do seu caminho, destacou o Pontífice.

Confira na íntegra:

Homilia do Papa na solenidade da Epifania do Senhor (https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/integra-da-homilia-papa-na-solenidade-da-epifania-senhor/)

Para sublinhar a importância da adoração, o Papa recordou: “Se perdermos o sentido da adoração, falta-nos o sentido de marcha da vida cristã, que é um caminho rumo ao Senhor, e não a nós”. Em seguida, o Santo Padre citou personagens “incapazes de adorar”, como Herodes, que usa o verbo “adorar” de maneira falaciosa quando pede aos Magos que o informem o local onde está o Menino, porque queria livrar-se dele.

“Que nos ensina isso? Que o homem, quando não adora a Deus, é levado a adorar-se a si mesmo; e a própria vida cristã, sem adorar o Senhor, pode tornar-se uma forma educada de louvar a si mesmo e a sua habilidade. É um risco sério: servir-se de Deus em vez de servir a Deus”, alertou.

Francisco explica a importância da adoração a Deus e como se pode chegar a isso: “Quando adoramos, apercebemo-nos de que a fé não se reduz a um belo conjunto de doutrinas, mas é a relação com uma Pessoa viva, que devemos amar. É permanecendo face a face com Jesus que conhecemos o seu rosto”.

Não basta ter boas ideias e conhecimentos teóricos aprofundados, é preciso colocar Deus em primeiro lugar, como faz um namorado com a pessoa amada, observou o Santo Padre. “Assim deve ser a Igreja: uma adoradora enamorada de Jesus, seu esposo”, afirmou. Francisco prosseguiu pedindo: “Ao principiar este ano, descubramos de novo a adoração como exigência da fé. Se soubermos ajoelhar diante de Jesus, venceremos a tentação de olhar apenas aos nossos interesses. De fato, adorar é fazer o êxodo da maior escravidão: a escravidão de si mesmo”.

“Quando adoramos, permitimos a Jesus que nos cure e transforme. Adorando, damos ao Senhor a possibilidade de nos transformar com o seu amor, iluminar as nossas trevas, dar-nos força na fraqueza e coragem nas provações”, sublinha.  O Papa recordou que adorar é ir ao essencial, é o caminho para se desintoxicar de tantas coisas inúteis, de dependências que anestesiam o coração e estonteiam a mente.

Adorar é um gesto de amor que muda a vida, frisou o Pontífice. “É fazer como os Magos: levar ao Senhor o ouro, para Lhe dizer que nada é mais precioso do que Ele; oferecer-Lhe o incenso, para Lhe dizer que só com Ele se eleva para o alto a nossa vida; apresentar-Lhe a mirra como promessa a Jesus de que socorreremos o próximo marginalizado e sofredor, porque nele está o Senhor”, completou.

Francisco concluiu sua homilia propondo uma reflexão: “Sou um cristão adorador? A pergunta impõe-se-nos, pois muitos cristãos que rezam não sabem adorar. Encontremos momentos para a adoração ao longo do nosso dia e criemos espaço para a adoração nas nossas comunidades”.

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.