Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Religião 19/02/2015  08h12

Quaresma

O centro de nossa fé cristã está no mistério pascal: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Para vivenciarmos, de forma mais concreta e plena essa realidade, nossa mãe Igreja nos oferece um tempo privilegiado de preparação: a Quaresma.

A partir da Quarta­-feira de Cinzas, somos convocados pela Igreja a percorrer um caminho em direção ao conhecimento mais profundo da Pessoa de Jesus.

Neste tempo quaresmal, temos a oportunidade de avançar em uma intimidade maior com o Senhor. Digo avançarmos, porque, a cada ano, a Igreja não nos propõe um repetitivo exercício espiritual que nos permita dizer: “De novo estamos na Quaresma”, como, se neste ano, nós fôssemos vivê-la da mesma forma que a vivemos nos outros anos. Não! Definitivamente estamos diante de uma nova oportunidade de, conhecendo mais a Pessoa de Cristo, nos esforçarmos de maneira decidida para correspondermos a Seu infinito amor por nós, que chegou a ponto de se entregar por nós em uma cruz.

A Igreja nos propõe o jejum como uma das inúmeras formas de vivenciarmos bem este tempo de crescimento e conversão. Contudo, essa prática espiritual em nada pode ser comparado ao regime alimentar ou a um tempo em que passamos fome. Explico, de forma bem simples, o que é o jejum e as várias maneiras possíveis de fazê-­lo em um pequeno livrinho de minha autoria: “Práticas de Jejum”, da Editora Canção Nova. Essa prática nos ajuda a crescer em disciplina e nos dispõe à vivência da oração.

A correspondência ao amor de Jesus Cristo nos compromete com Ele e também com os irmãos. Dessa forma, este tempo de conversão nos convida a percorrer um caminho de crescimento individual e espiritual, lado a lado com um caminho de crescimento fraterno e social. Uma Quaresma bem vivida toca nessas duas realidades e as transforma e sempre nos conduz à conformação com a vida de Jesus Cristo.

Por fim, o objetivo maior que almejamos alcançar neste período quaresmal não é outro senão uma vida mais santa. Convido vocês, meus irmãos e minhas irmãs e companheiros de missão, a se esforçarem para não ser desclassificados nessa caminhada rumo à santidade. Nossa caminhada se inicia com a Quaresma, nosso percurso é a própria vida de Jesus Cristo e nossa meta final é o céu.

Queremos, neste mês, com nossa evangelização, alcançar o máximo número de pessoas para que ninguém fique desclassificado no meio do caminho. Conto com sua ajuda, orações e esforço pessoal. Juntos vamos nos preparar para celebrar bem o mistério da Ressurreição do Senhor, que coroa este tempo forte de oração.

“Concedei­-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa” (Oração do dia do primeiro domingo da Quaresma).

Monsenhor Jonas Abib - Fundador da Comunidade Canção Nova - cancanova.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.