Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A história de um dos santos mais populares do Brasil, São Benedito, será contada no "Arquivo A" desta quinta-feira (21/4), às 22h. Com reportagem de Ícaro Malta, o programa da TV Aparecida vai relatar a origem do santo italiano, seus primeiros milagres e mostrar a devoção nas cidades do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo.

A produção levantou curiosidades em torno da fé popular e as expressões culturais que tradicionalmente saúdam o santo cozinheiro no dia 18 de abril, como as congadas, dança que carrega elementos culturais africanos e da Igreja Católica trazida para o Brasil pelos portugueses.

A centenária festa em homenagem a São Benedito, na cidade de Aparecida, também será destaque na reportagem. E ainda a tradição dos devotos de celebrarem o dia de São Benedito com muita comida, música e festa.

São Benedito nasceu na Sicília, extremo sul da Itália, por volta de 1525. Ele era filho de pessoas escravizadas vindas da Etiópia. O franciscano era de origem humilde e fez da simplicidade o seu maior exemplo de evangelização.

Para falar sobre São Benedito, a reportagem do "Arquivo A" entrevistou os historiadores Felício Murad e Marcos Antônio dos Santos Troglio, o padre Thiago Henrique Guimarães, que é Vigário Paroquial, Regina Aparecida dos Santos e Júnior Mascarini, que são a Rainha e Rei da Festa de São Benedito em Aparecida, além de membros de diversas Irmandades de São Benedito e congadeiros de diversas cidades do Vale do Paraíba.

Vera Jardins/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.