Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova em Londrina, abre as portas do templo para a peça Akathistos, um hino litúrgico bizantino dedicado à Mãe de Deus. A apresentação será nesta sexta-feira (1º), a partir das 19h30, com entrada gratuita. A regência será do maestro José Mário Tomal, com participação do Coral Unicanto, além de solistas e orquestra. A celebração marca a abertura do Ano Jubilar do santuário, que comemora em 2022 70 anos de paróquia (Jubileu de Platina) e 25 anos de santuário (Jubileu de Prata).

A palavra Akathistos significa “estando em pé” e se refere ao modo como os artistas se apresentam. Além disso, tem um significado simbólico porque, durante muitos anos, na Europa, a peça era apresentada em tempos de dificuldades. “Durante as dificuldades da Europa, servia como vigília contra pandemias e pestes”, afirma o maestro. Criado por volta do século V, o Akathistos, segundo José Mário Tomal, é um “grande terço mariano”, com duas partes. “Uma parte é histológica, com a história desde a Anunciação do Anjo Gabriel a Maria até a fuga do Egito. E a outra é uma parte de teologia mariana”, explica.

Em Londrina, O Akathistos foi apresentado em duas ocasiões, ambas durante o arcebispado do Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que foi arcebispo de Londrina entre 1982 e 1991, quando ajudou a criar a Pastoral da Criança, além de ter sido arcebispo primaz do Brasil, de Salvador e eleito cardeal em 2001, tendo participado dos conclaves que elegeram o Papa Bento XVI (2005) e o Papa Francisco (2013). O arcebispo emérito, de 87 anos, deve assistir a apresentação, se sua condição de saúde permitir, respeitando todos os protocolos de saúde contra o coronavírus.

 “Essa é uma ocasião muito importante, por isso, escolhemos celebrar o hino litúrgico em honra à Mãe de Deus, especialmente a Nossa Senhora Aparecida, porque abrimos um ano de comemorações pelos nossos jubileus”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do santuário.

Fábio Luporini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.