Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Papa Francisco destacou o caminho de sofrimento, aprendizado e obediência percorrido por Maria e pela Igreja, a exemplo de Jesus

Assim como sem Maria não haveria Jesus, sem a Igreja não é possível seguir adiante. Essa foi a reflexão proposta pelo Papa Francisco na Missa desta segunda-feira, 15, na Casa Santa Marta, dia em que a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora das Dores.

Francisco disse que a liturgia, depois de mostrar a Cruz gloriosa (Festa da Exaltação da Santa Cruz celebrada ontem), mostra a Mãe humilde e mansa. Na Carta aos Hebreus, São Paulo destaca três palavras fortes: diz que Jesus aprendeu, obedeceu e sofreu. Jesus humilhou-se, fez-se servo, destacou o Papa, e esta é a glória da Sua Cruz.

“Jesus veio ao mundo para aprender a ser homem e, sendo homem, caminhar com os homens. Veio ao mundo para obedecer, e obedeceu. Mas aprendeu esta obediência pelo sofrimento. Adão saiu do Paraíso com uma promessa, a promessa que seguiu adiante durante tantos séculos. Hoje, com esta obediência, com este aniquilar a si mesmo, humilhar-se, de Jesus, aquela promessa se torna esperança. E o povo de Deus caminha com esperança certa. Também a Mãe, ‘a nova Eva’, como Paulo chama, participa deste caminho do Filho: aprendeu, sofreu e obedeceu. E se tornou Mãe”.

O Evangelho do dia mostra Maria aos pés da Cruz e Jesus a apresenta a João como Mãe. O Pontífice disse que Maria foi ungida Mãe e este é um motivo de grande esperança, pois mostra que o homem não é órfão, mas tem duas mães: a Mãe Maria e a Mãe Igreja, a qual também está ungida ao fazer o mesmo caminho de Jesus e de Maria.

“Estas duas mulheres – Maria e a Igreja – levam adiante a esperança, que é Cristo, elas nos dão Cristo, geram Cristo em nós. Sem Maria, não haveria Jesus Cristo; sem a Igreja, não podemos seguir adiante”.

O Santo Padre concluiu dizendo que a alma do homem não se perderá jamais se continuar a ser próxima de Maria e da Igreja, que o acompanham na vida. “E como do Paraíso saíram os nossos pais com uma promessa, hoje nós podemos seguir adiante com uma esperança: a esperança que nos dá a nossa Mãe Maria, firme junto à Cruz, e a nossa Santa Mãe Igreja”.

(papa.cancaonova.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.