Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a finalidade de aproximar as famílias das escolas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem no calendário anual escolar a Semana da Família. Várias escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) realizam no mês de agosto uma programação especial voltada a reunir, em diversas atividades, as crianças com seus pais, avós ou responsáveis.

Segundo a diretora pedagógica da SME, Mariângela Bianchini, cada unidade escolar tem a autonomia para agendar a Semana da Família e elaborar a programação. “Em algumas escolas haverá gincanas entre pais e filhos, em outras as crianças vão construir um material artístico em conjunto com os familiares, e também haverá palestras informativas para os pais. São muitas as possibilidades, com o objetivo de promover a aproximação da família com a escola, seja ela formada pelos pais, avós, ou responsáveis”, afirmou.

Região norte - No CMEI Vanderlaine Aparecida Ribeiro, localizado no jardim Maria Celina, a abertura será nesta segunda-feira (8). A supervisora escolar Deise Oliveira dos Santos Subtil explicou que no Centro a “Semana de quem acolhe” tem esse nome em homenagem aos responsáveis e cuidadores das crianças. O local atende 204 crianças, com idade entre quatro meses a cinco anos.

No primeiro dia, antes do início das aulas da manhã e da tarde, haverá música, brincadeiras, e contação de histórias, logo na entrada. “A programação continua com oficinas diárias, onde os familiares e as crianças estarão em sala fazendo pintura, confecção de brinquedos e ouvindo histórias”, afirmou Deise.

O encerramento será na sexta-feira (12), quando o CMEI irá oferecer um café coletivo, na entrada dos alunos da manhã, e na saída dos alunos da tarde. “Será um momento muito gostoso. Já realizamos essa atividade no mês de maio, e as famílias foram muito participativas. Isso é muito bom para o desenvolvimento da criança, que se sente mais segura e acolhida”, ressaltou a supervisora.

Região sul - A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, do conjunto União da Vitória, vai iniciar a Semana da Família na próxima sexta-feira (8). Pela manhã e à tarde, às 10h30 e 16 horas, uma trupe itinerante fará apresentação de circo e teatro para as crianças e suas famílias. A diretora Marlene Valadão contou que no sábado (13) será realizada oficina de fuxico, conduzida por professora da escola. “É uma atividade voltada para as mulheres, com o objetivo de ensinar a técnica e como utilizar o fuxico, para que através do artesanato elas consigam uma fonte de renda complementar”, contou.

Na terça-feira (16), a escola Zumbi dos Palmares realiza palestra sobre a importância do meio ambiente, seguida de plantação de mudas de árvores. Serão selecionadas 23 famílias de alunos para serem responsáveis por uma muda. E na quinta-feira (18), está agendada sessão pipoca, às 19h30, com exibição de filme. Marlene contou que a Semana da Família encerra no sábado (20), com um grande show de prêmios.

Para a diretora, a programação especial é uma oportunidade para reforçar os laços entre alunos, família e escola. “Nós buscamos as famílias para que elas possam ver que a escola é parceira na formação da criança. Isso é fundamental. Quando os pais participam da rotina da escola, as crianças também mudam sua opinião, passando ter mais motivação pelo estudo”, ressaltou.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.