Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Exortação apostólica Christus Vivit é fruto do Sínodo sobre os Jovens, realizado em outubro passado

O Vaticano apresentou nesta terça-feira, 2, em coletiva de imprensa, a exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit, do Papa Francisco, aos jovens e a todo o povo de Deus. O documento é fruto do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens realizado em outubro passado no Vaticano.

“Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!”, escreve Francisco na abertura do documento.

A exortação é dividida em nove capítulos, que abordam desde o que a Palavra de Deus diz sobre os jovens até o discernimento vocacional: 1- Que diz a Palavra de Deus sobre os jovens? / 2- Jesus Cristo sempre jovem / 3- Vós sois o agora de Deus / 4- O grande anúncio para todos os jovens / 5- Percursos de juventude / 6- Jovens com raízes / 7- A pastoral dos jovens / 8- A vocação / 9- O discernimento. 

Na conclusão, o Papa apresenta um desejo: “Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi ‘atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disto! E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós’”.

“O documento que é hoje publicado constituirá para o futuro próximo a carta magna da pastoral juvenil e vocacional nas várias comunidades eclesiais, todas marcadas – ainda que de modos diferentes,segundo as diferentes latitudes – por uma profunda transformação da condição juvenil”, considerou o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Balisseri, presente na apresentação do documento à imprensa. 

O documento foi assinado por Francisco no último dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, no Santuário da Santa Casa em Loreto.

A íntegra da exortação está disponível em língua portuguesa na página da Santa Sé.

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.