Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Se tem uma coisa que a atleta paranaense Gabi Dezan, 31 anos, torce por todo mundo combater do dia a dia, essa coisa é o sedentarismo.  Bi-campeã mundial de fisiculturismo, professora de Educação Física e conhecida como a lifecoach das estrelas – Gabi Dezan passou dicas com para se livrar desse mal que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ), um em cada quatro adultos não prática atividade física. Entre os adolescentes (11-17 anos), quatro em cada cinco são sedentários. Nos adultos, o sedentarismo está presente em 23% dos indivíduos; já nos mais jovens, esse índice é de 81%. “Em alguns países, até 70% da população é sedentária – e o impacto disso para a saúde é tremendo. São inúmeras doenças que podem ser causadas pelo sedentarismo e as pessoas não tem idéia. Exercício Físico não é somente para pessoas ‘fitness’ é para a humanidade toda. Não nascemos para ficarmos parados”, ressalta Gabi que também é fisioterapeuta. "Com o progresso da tecnologia as pessoas pararam de se movimentar o tanto quanto antes e como conseqüência o gasto energético diminuiu, e somando isso a uma alimentação calórica temos uma epidemia de obesidade e doenças'', completa Gabi que cuida da cantora Simone (da dupla sertaneja Simone e Simaria) e já mudou os hábitos de nomes como Fernanda Vasconcellos, Tânia Mara, Nívea Stelmann e Cassiane Valadão.

CONFIRA AS DICAS DA GABI DEZAN PARA DAR 'UM CHEGA PRA LÁ' NO SEDENTARISMO:

- Movimente-se! Se mora em um local com escadas ou visita um local com escadas – abuse dos degraus!!!

- Escolha atividades que você goste e possa fazer regularmente. Caminhada é algo de graça e todo mundo pode fazer.

- Defina pequenas metas, por exemplo, comece se exercitando 30 minutos 3x por semana, depois 1 hora 3x por semana, aumente o tempo de atividade gradativamente. A progressão do exercício é única para cada pessoa, portanto, se você não se exercitou por algum tempo, deve progredir lentamente.

- Beba água, isso pode até parecer estranho, mas é um truque que uso há anos. Se você está constantemente bebendo água durante todo o dia, você vai ter que fazer xixi pelo menos uma vez por hora. Toda vez que você tem que fazer xixi, você faz uma caminhada de 2 minutos para o banheiro.

- Ande Mais e Dirija Menos! Estacione o mais longe possível da porta de entrada do local que deseja ir. Quer você esteja no shopping, no trabalho ou na escola, estacionar o carro longe da porta de entrada obriga você a andar um pouco mais longe do que está acostumado.

- Limpe sua casa regularmente.  A maioria das pessoas não percebe que uma boa limpeza gera um movimento tremendo no corpo.

- Compre um pedômetro. Os pedômetros são dispositivos do tamanho de um bip que contam o número de passos que você realiza todos os dias. Eles são uma ótima maneira de medir a quantidade de atividade física que você está fazendo a cada dia, e também pode servir como um grande motivador para tomar a decisão de andar sempre que possível. Alguns smarthphones já vêm com aplicativo de contagem de passos e muita gente nem sabe que tem.

- Para se movimentar não precisa necessariamente se matricular em uma superacademia! Uma volta ao redor do quarteirão de sua casa caminhando rápido já é alguma coisa para quem nunca se movimentou. Manter o foco e assumir um compromisso, uma responsabilidade com aquele exercício é tudo”.

A paranaense Gabi Dezan também faz sucesso nas redes sociais sempre com dicas de saúde e qualidade de vida. Ela e o marido – o nutricionista Daniel Dezan moram na cidade de Orlando-EUA.  Para outras super dicas da Gabi é só segui-lá no instagram: @gabicdezan .

Dan Beligoli/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.