Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, realiza um treinamento de combate ao mosquito Aedes aegypti, com diversos representantes das instituições cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc. Será na Fundação Tomasi, na rua Almeida Garrett, nº 115, das 14 às 16 horas.

Segundo a educadora de Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos, participam cerca de 70 representantes, incluindo diretores de escolas, assistentes sociais, cozinheiros, entre outros. “A ideia é que cada representante possa ser um multiplicador de informações sobre o combate ao mosquito, para que possamos diminuir a sua proliferação” disse.

O treinamento inclui informações sobre o vetor, as doenças provocadas por ele como a dengue, febre chikungunya e zika vírus, os tipos de possíveis criadouros e o que deve ser feito para evitar a proliferação do mosquito. Também será transmitido um vídeo, que aborda os sintomas da dengue hemorrágica. 

Na próxima segunda-feira (11), das 9 às 12h30, o Município realiza outra ação, chamada de “Batalha contra o Aedes aegypti”, com a comunidade no distrito de Maravilha. Além do setor de Endemias, a inciativa contará com o envolvimento do CRAS Rural; CREAS IV; Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Programa Municipal de Economia Solidária; Escola Municipal Professora Corina Mantovan Okano; Colégio Estadual de Maravilha; Igreja Católica Capela Nossa Senhora de Fátima; Pastoral da Criança e Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (Ipec).

Segundo Lucimara, estarão presentes cinco agentes de Endemias do Município, que montarão uma barraca na praça central do distrito e levarão o larvário, que contém as fases do mosquito, maquete, que demonstra o quintal certo e o errado e caixões, para alertar que a dengue pode levar à morte. 

Os voluntários, com os agentes de endemias, também vão distribuir panfletos, cartazes informativos e sacos de lixos. “A população será orientada, principalmente, sobre os materiais que podem acumular água, servido de criadouro para o mosquito, os cuidados que devem ser tomamos com o armazenamento dos lixos e outros recipientes e sobre a necessidade de dedicarem, pelo menos, 10 minutos por dia, na checagem de seus quintais”, informou.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.