Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e deve envolver unidades de ensino públicas e privadas em todo o país

Os ministérios da Saúde e Educação assinaram ontem (9/3), no Palácio do Planalto, acordo inédito de cooperação técnica para ampliar a formação e oportunidade de trabalho na área da Saúde para trabalhadores de nível médio e técnico. O ato ocorreu na presença da presidenta Dilma Rousseff durante solenidade que marcou o anúncio da oferta, neste ano, de 2 milhões de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com as entidades do Sistema S. O acordo entre os ministérios da Educação e Saúde integra o pacote de ações e prevê a oferta de vagas em cursos de educação profissional e tecnológica no âmbito da Bolsa-Formação Trabalhador.

“Estamos hoje aqui criando não só um caminho de oportunidade para milhões de brasileiros e brasileiras, estamos criando um caminho para o próprio país. O país precisa desse investimento para ultrapassar este momento e voltar a crescer; e voltar a crescer sempre com melhor qualidade, com maior capacidade de inovação. É isso que nós queremos: mais e melhor”, destacou a presidenta Dilma Rousseff.

A cooperação com o Ministério da Educação é um importante passo para ampliar e qualificar a força de trabalho e melhorar o atendimento nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a ação vai levar mais profissionais capacitados para atuar nas regiões mais necessitadas, principalmente nas cidades do interior. Podem participar do processo de formação estudantes com nível médio e profissionais de saúde.

Para a formação desses futuros profissionais estão previstos, de acordo com o catálogo do MEC, os cursos de nível técnico e formação inicial e continuada relacionados à área da Saúde, entre eles os de Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias, Vigilância em Saúde, Técnico de Saúde Bucal, Imobilizações Ortopédicas, Órteses e Próteses e Radiologia.

Atualmente, o Ministério oferta cursos por meio de 40 escolas técnicas do SUS. A cooperação com o Ministério da Educação vai ampliar a oferta para mais 63 instituições federais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, além das instituições do Sistema S (Senac, Sesi, Senar, Senat e Sebrae), filantrópicas e privadas.

“É fundamental essa entrada do Ministério da Saúde no Pronatec, pois não apenas vai ampliar as oportunidades para aqueles que se qualificarem como profissionais de Saúde - tanto nas capitais como no interior do Brasil -, como também vai melhorar a qualidade do atendimento no SUS em áreas importantíssimas”, afirma o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto, que esteve presente ao ato no Planalto.

A inserção do Ministério da Saúde no Pronatec irá propiciar que o SUS e a população sejam beneficiados com mais profissionais de saúde qualificados em programas prioritários - como Brasil Sorridente, Rede de Urgências, Atenção Básica, oncologia e Vigilância em Saúde para enfrentar vetores como o Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus.

Jovens e adultos

Segundo o Ministério da Educação, do total de vagas ofertadas no Pronatec para este ano 372 mil são para cursos técnicos e cerca de 1,6 milhão para cursos de qualificação profissional. Um dos destaques para 2016 é o fortalecimento do Pronatec EJA: jovens e adultos que tenham interrompido seus estudos poderão participar do programa com aproveitamento de suas experiências anteriores de trabalho e ensino. Os estudantes poderão ainda optar pelo e-Pronatec, por meio do qual vão estudar onde e quando quiserem usando plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem online. De acordo com o MEC, de 2011, quando o Pronatec foi criado, até o ano passado, foram contabilizadas 9,4 milhões de matrículas nos cursos técnicos e de qualificação profissional inseridos no programa.

Asimp/MS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.