Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde janeiro, o número de pacientes confirmados é 3.052; em agosto já foram aplicadas mais de 5 mil doses da vacina contra o sarampo, metade do que foi fornecido no ano

Em entrevista coletiva realizada ontem (29), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, divulgou os números atualizados da dengue em Londrina. Desde a primeira semana do ano, Londrina possui 3.052 casos positivos de dengue, porém nenhum destes casos é referente a este mês. Foram registradas, de janeiro a agosto, 13.031 notificações da doença, das quais 8.929 já foram descartadas e outras 1.320 seguem em análise, na espera de resultados dos exames laboratoriais.

O secretário municipal de Saúde frisou que a mudança climática favoreceu a redução tanto dos casos suspeitos como dos casos confirmados, mas lembrou que prevenir uma nova epidemia é uma ação contínua. “Desde julho, não há nenhum caso confirmado de dengue em Londrina. Mas não dá para deixar de lembrar a população que o momento das ações de prevenção é agora. Se não nos unirmos para fazer o básico, como olhar os quintais e remover os criadouros, com certeza teremos o próximo verão com alto nível de incidência da doença e com as consequências que a epidemia traz, e que pudemos observar, como os oitos óbito, e os vários pacientes internados. Por isso, a gente reforça a necessidade de conscientização e participação da sociedade civil como um todo”, enfatizou.

Como o resultado do último LIRAa apontou que a maioria dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, está dentro dos imóveis, Machado reiterou a necessidade de toda população vistoriar semanalmente suas casas. “Cerca de 80% dos criadouros estão dentro das nossas residências, então é evidente a necessidade de uma participação coletiva e o envolvimento de toda sociedade, para que a gente consiga, no próximo verão, não sofrer o impacto de uma nova epidemia de dengue”, comentou.

Sarampo

A coletiva também abordou as ações preventivas para conter casos de sarampo, já que Londrina não possui registros confirmados da doença. Desde a ampliação da vacinação para bebês na última semana, com a “dose zero” disponibilizada para a faixa etária de 6 meses a menores de um ano, 856 crianças que integram o público foram imunizadas. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que mais de 5 mil crianças em Londrina estejam nesta faixa etária e possam ser vacinadas contra o sarampo.

Este ano, o total de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, fornecidas até o momento, é de 12.516, superando o ano inteiro de 2018, quando foram dispensadas 10.867 doses. Somente em agosto, foram aplicadas 5.109 doses da vacina, segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde elaborado na quarta-feira (28). Para a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, a alta procura é reflexo do surto da doença, com mais de dois mil casos confirmados no estado de São Paulo, e sete em todo o Paraná.

Sônia informou que Londrina monitora um paciente com suspeita de sarampo. A criança teve contato com visitas oriundas de São Paulo, e os primeiros exames laboratoriais tiveram resultado inconclusivo. Novos exames foram coletados, e a previsão é que o resultado seja divulgado na próxima semana. “A suspeita para nós é quando o paciente chega com uma febre acima de 38,5º, depois dessa febre surge o exantema, e se ela teve contato com alguém ou viajou para áreas de risco, nós consideramos como suspeita. Nesse caso específico, é muito mais um exercício e prevenção do que propriamente uma forte suspeita de sarampo. Isso indica que estamos em alerta, acompanhando e, mais do que isso, a única medida a ser feita, que é a vacinação de bloqueio nas pessoas que tiveram contato com o paciente, foi feita. Então isso para nós é o mais importante, os serviços da rede municipal de Saúde estão em alerta, com um arsenal de ações que foram tomadas e acionadas, e se mostrou eficiente”, afirmou.

A diretora de Vigilância em Saúde explicou que, pela ausência de casos confirmados de sarampo em Londrina, a cidade oferece a vacina de forma rotineira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Não estamos em situação de risco para organizar uma campanha. Mas é importante que a pessoa que for se deslocar para área de risco, procurem uma UBS vinte dias antes da viagem, para ser vacinada e não se expor ao risco de ter a doença, nem de trazê-la ao município”, reforçou.

Por ser uma doença viral, o sarampo não possui tratamento específico. Ao ser confirmado com a doença, o paciente é observado e recebe o tratamento sintomático, principalmente para controle da febre, que é muito alta. “E o protocolo do Ministério da Saúde recomenda o uso da vitamina A aos pacientes de maior risco, principalmente crianças que tenham deficiência desta vitamina. O Município tem esse medicamento disponível caso precise ser usado, ou seja, tudo que é necessário para atender um paciente com suspeita ou confirmado com sarampo, temos de prontidão”, concluiu Sônia.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.