Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quatro de cada 10 brasileiros sofrem de bruxismo, mas boa parte nem sabe disso. O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, de forma mais recorrente, durante o sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre deste mal – entre os brasileiros, a incidência é ainda maior: cerca de 40%.  

Boa parcela das pessoas que tem bruxismo não sabe que há algo errado porque, na maior parte das vezes, o distúrbio se manifesta enquanto elas dormem. Quem costuma acordar com dores na mandíbula, no pescoço, na face e nas têmporas deve ficar atento: esses podem ser sinais do bruxismo de sono. O alerta também vale para pessoas que volta e meia se percebem apertando os maxilares e os dentes de forma involuntária durante o dia. Neste caso, o distúrbio é chamado de bruxismo de vigília. 

Além das dores na cabeça, outros possíveis sinais do bruxismo são dificuldade de abrir a boca e estalos próximos do ouvido e nas têmporas. O efeito mais imediato do distúrbio é o desgaste do esmalte dental. Com o passar do tempo e dependendo da intensidade da pressão sobre as mandíbulas, podem ocorrer trincas e fraturas capazes de levar à perda completa dos dentes. 

Atualmente, uma das principais causas do bruxismo é o estresse, decorrente da ansiedade, o que exige uma análise multidisciplinar sobre cada caso. “Temos que olhar o paciente como um todo, verificando a causa do problema”, explica Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic – maior rede de franquias especializada em ortodontia do país. “Senão, vamos resolver a consequência, sem solucionar a causa. E o problema vai voltar.”  

Segundo o dentista, em muitos casos os pacientes precisam ser encaminhados a outros especialistas para que a origem do bruxismo possa ser tratada e o distúrbio, eliminado ou minimizado. “Precisamos verificar, por exemplo, se a causa está na ansiedade e no estresse e, se necessário, encaminhar o paciente ao psicólogo ou psiquiatra. O tratamento que tem que ser multidisciplinar”. 

Além de buscar uma mudança de hábito que elimine ou reduza a ansiedade e o estresse, o paciente – em muitos casos – pode utilizar uma placa de mordida, que lhe ajuda e proteger a arcada dentária durante o sono, gerando alívio de eventuais dores de cabeça matinais e, em longo prazo, preservando a integridade do esmalte dental e a saúde dentária como um todo.  

Assessoria de Imprensa / Economidia

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.