Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

2016 será um ano de temperaturas elevadas segundo previsão do Met Office, instituto de meteorologia do Reino Unido. A chance de serem inferiores às de 2015 é de apenas 5%. Mesmo nas regiões onde mais chove no Brasil, o clima é bem quente. O calor intenso traz prejuízos tanto para a circulação sanguínea quanto a linfática, provocando a vasodilatação das veias. Isto ocasiona a retenção de líquidos e, consequentemente, inchaço - especialmente nos membros inferiores, barriga e mãos - dores no corpo e cansaço nas pernas, assim como a sensação de aumento de peso. O inchaço pode ser percebido mais facilmente ao final do dia quando os sapatos parecem mais apertados e as meias deixam marcas na pele.

Por conta das oscilações hormonais, as mulheres são as que mais sofrem com a retenção hídrica, principalmente as gestantes. Entretanto, os homens não estão livres, já que a retenção também é provocada por outros fatores, como tabagismo, sedentarismo, problemas vasculares e circulatórios, distúrbios na tireoide, estresse e alimentação inadequada.

A alimentação pode auxiliar ou prejudicar a retenção de líquido. O sal, por exemplo, é um dos grandes vilões que contribuem com o inchaço, enquanto que algumas frutas têm ação diurética, ajudando a combater a retenção hídrica. “Maçã, laranja e melancia são umas das grandes aliadas em uma dieta para desinchar. No entanto, as frutas em geral são ricas em potássio, que regula o nível de sódio no organismo”, afirma Danielle dos Santos, nutricionista da Apetit Serviços de Alimentação.

Veja como diminuir os efeitos do inchaço com algumas mudanças nos hábitos alimentares:

- Beber no mínimo 2 litros de líquidos por dia, como água, sucos naturais, chás e água de coco, por exemplo. Estes também auxiliam a eliminar toxinas e ativar a circulação sanguínea;

- Evitar o consumo de alimentos ricos em sódio, como os embutidos, os temperos prontos, os molhos a base de soja e os refrigerantes;

- Evitar o consumo de alimentos fritos e os gordurosos;

- Evitar o consumo de alimentos industrializados, como sopas e bolachas, pois são ricos em glutamato monossódico;

- Melão, melancia, laranja, acerola, morango e limão são ótimos diuréticos e facilitam a eliminação de líquidos do corpo.

Vale lembrar, que além de aderir a uma alimentação mais leve e balanceada, é importante praticar atividades físicas regulares mesmo que sejam leves, pois ativam a circulação sanguínea.

Sobre a Apetit:

A Apetit fornece refeições coletivas e está presente no mercado há 26 anos. Com sede em Londrina (PR), possui 180 restaurantes, servindo mais de 100 mil refeições diárias, com um quadro de aproximadamente 2 mil colaboradores. A Apetit está presente em 11 estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e Alagoas. Dentro do seu escopo de serviços estão: Sabor à Mesa, Sabor & Gastronomia, Prato Light, Mr. Grill, Oficina do Lanche, Dia da Pizza e Espaço Café.

Trixe Comunicação Estratégica
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.