Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lançamento ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi; campanha nacional vai até 31 de agosto

Teve início ontem (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Para marcar o lançamento da campanha, os secretários municipais de Saúde, Felippe Machado, e Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, estiveram no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, onde foram imunizados os alunos da unidade.

O secretário municipal de Saúde explicou que o público-alvo são as crianças com idade de 12 meses a cinco anos incompletos. Em Londrina, há 25 mil crianças nessa faixa etária, e a recomendação do Ministério da Saúde é atingir, no mínimo, 95% desse total. “Dada a seriedade da possível reinserção dessas doenças, estamos trabalhando para vacinar 100% das crianças. Por isso, estão sendo feitas algumas ações descentralizadas em parceria com a Educação, dentre elas a visita das equipes de saúde aos Centros de Educação Infantil. Lançamos hoje de forma oficial neste que é o maior CMEI de Londrina, com aproximadamente 400 alunos, e durante a campanha iremos percorrer as outras unidades”, detalhou.

As doses contra sarampo (tríplice viral) e poliomielite também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a campanha prossegue até 31 de agosto.

Outra medida que busca oportunizar o acesso às doses de vacina é o Dia D de Vacinação, que irá ocorrer no sábado, dia 18. “A volta dessas doenças é iminente, já tivemos alguns casos de sarampo registrados no Brasil, e isso se deve exclusivamente pela baixa cobertura vacinal. Então é preciso que a população se conscientize, e leve as crianças até a UBS para receber as doses de vacina, mesmo que já tenha cumprido o protocolo para o sarampo e a poliomielite. A orientação é que seja aplicada a dose extra, como um reforço, para garantir que a nossa cidade fique livre dessas duas doenças”, ressaltou Machado.

A secretária municipal de Educação complementou que a parceria pretende atingir todos os Centros Municipais de Educação Infantil, municipais e filantrópicos. “Os pais vão receber um bilhete com antecedência, explicando que a caravana vai estar nessa unidade para fazer a vacinação. Então na hora da saída, o pai ou responsável acompanha a criança na vacinação, na hora de ir embora. Serão só alguns minutos a mais, e que valerão muito a pena”, frisou.  Maria Tereza contou ainda que a rede municipal de ensino possui mais 12 mil crianças dentro do público-alvo da campanha nacional. “E vamos tentar vacinar a todos, até o dia 31 de agosto”, afirmou.

O acesso às doses de vacinação dentro dos CMEIs e CEIs foi aprovado pelos pais. Thais Mykaela Ferreira, mãe do Téo, de 1 ano e três meses, aproveitou a oportunidade para imunizar o pequeno, mesmo com a vacinação em dia. “É muito importante vacinar, doenças antigas estão retornando e quanto mais a criança estiver imune, melhor. Essa ação é excelente pois no momento em que os pais vêm buscar os filhos, já aproveitam para vacinar. Não tem desculpa”, comentou.

Doenças

Não há circulação do vírus causador da poliomielite no Brasil desde 1990. No entanto, como a doença é registrada em outros países, a vacinação é a única forma de prevenir que novos casos surjam. Também conhecida como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite não possui tratamento específico e pode provocar graves sequelas, como paralisia muscular dos membros.

Em relação ao sarampo, doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, e extremamente contagiosa, o Paraná registrou a última ocorrência da doença em 2000. De acordo com o Ministério da Saúde, somente neste ano mais de 800 casos já foram confirmados. A única forma de prevenção é por meio da vacinação. Para crianças com até cinco anos incompletos, a imunização é feita com a aplicação de uma dose da vacina tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola, aos 12 meses de vida. Também é necessária uma dose da vacina tetra viral, aos 15 meses, como reforço da primeira.

Juliana Gonçalves/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.