Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter apoiou uma ação desenvolvida em parceria com a Oral Sin Cambé, Microlins, Elisangela Scremin, Luciane Torres, Flox, Iron Works e Vita Derm está garantindo uma nova alegria de viver a mulheres carentes que foram vítimas ou estão em tratamento contra o câncer e outras doenças que provocam a queda de pelos.

O projeto “Amigos do Peito”, garantiu a micropigmentação de sobrancelhas e aréolas 32 mulheres que sofreram de câncer e perderam os pelos por conta de outros tipos de doenças na última segunda (3). A ação faz parte do Outubro Rosa e visa, além de melhorar a autoestima das mulheres, chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama.

Ao todo 10 profissionais estão doando seu tempo e atenderam as mulheres selecionadas pelo CAPS (Cento de Atenção Psicossocial) e pelo programa Cobra Repórter, na Rádio Cidade AM em Cambé.  “São tantas histórias parecidas e o resultado é uma injeção de autoestima a essas mulheres, que não tinham condições de pagar pela micropigmentação de sobrancelhas ou de aréola em mama reconstituída”, afirma Luciane Torres, da Clínica de Estética Uma Linda Mulher.

Algumas histórias e agradecimentos

Ana Carolina de Oliveira, de apenas 19 anos, é quase uma veterana na luta contra o câncer. Com apenas um ano de idade teve câncer de pele e fez a sua primeira cirurgia, até os seis anos foram outras várias. Perdeu o rim esquerdo aos 16 anos por conta dos tratamentos. O médico que a fez essa cirurgia deu a ela o tratamento para recuperar a queda de cabelo, mas os pelos da sobrancelha não nasceram por completo. A mãe, que junto com ela vende salgados em um posto de combustível em Cambé, ouviu o anúncio da campanha na Rádio Cidade e na hora ligou para inscrever a filha, que foi selecionada. “Estou muito feliz. Quando criança eu não sabia por que não tinha os pelos. Quando mocinha não saia de casa. É muito maravilhoso”, disse ela com sorriso largo lembrado que esta não é a primeira vez que é ajudada por Cobra Repórter. “Uma vez não conseguíamos pagar a conta de água e fomos até a rádio e ele pediu doações e conseguimos pagar”.

Elisabete Euzébio, de Londrina, teve câncer e retirou parte da mama esquerda em 2014, ficou um ano em tratamento, fez radioterapia, quimioterapia e medicação via oral. Descobriu o câncer de mama quando cuidava da mãe com a mesma doença. “Foi como pegar um sentença de morte, roubaram um sonho por um tempo. Quando você fica sem cabelos e sobrancelha, as pessoas te olham diferente, como se fosse mutilada e a gente se esconde da sociedade, da família. Era forte com minha mãe, mas não comigo. Mas me espelhei no exemplo de luta dela . Ela venceu e eu também. Tenho três netos que me inspiram. Os grupos de apoio nos ajudam muito e fiquei sabendo desse projeto pelo grupo. É um procedimento muito caro, não tinha condições de pagar. A vida é curta e não poderia perder esta oportunidade”, afirmou.

Marlene Gomes Gouveia, 43 anos, descobriu o câncer de mama em 2014 e teve que retirar toda a mama esquerda. De novembro de 2014 a julho de 2015, fez mais de 16 sessões de quimioterapia e uso de medicamentos orais. Com 15 dias de tratamento, raspou todo o cabelo e assumiu a careca. O cabelo nasceu depois, mas a sobrancelha era toda falhada. “Então surgiu a oportunidade de fazer a micropigmentação, era um sonho, não tinha como não fazer”, afirmou. Marlene está na fila para fazer a reconstituição de mama e acompanha uma irmã também em tratamento contra a doença.

Daniela Pereira de Matos Vieira, de 40 anos, está em tratamento há um ano quando realizou a cirurgia para a retirada da mama esquerda. Descobriu um pequeno nódulo na mama e demorou a levar o resultado ao médico. Precisou retirar toda a mama, mas teve a sorte de ter o implante no mesmo dia. “Por sorte, não estava invadido. Quem passa pelo problema precisa ter força. Fiquei sabendo pela rádio e minha amiga também veio me falar do projeto que poderia fazer a micropigmentação. Melhorou 100%, voltei a ser mulher”, afirmou.

Já a dona Roseli Batista Scaramal, moradora do jardim Santo Amaro em Cambé, ficou sabendo do projeto pelo programa da Maria Luiza, na Rádio Cidade, e também é ouvinte assídua do programa Cobra Repórter. Por conta de problemas hormonais devido à idade, tinha poucos pelos na sobrancelha, fez a micropigmentação. “Adorei, gostei demais, a autoestima já muda muito, e o atendimento é perfeito”, declarou.

Prevenção é a palavra

O deputado estadual Cobra Repórter se disse muito feliz por ter podido ajudar neste projeto, já que resgata a autoestima de mulheres que já sofreram e ainda sofrem com a doença, mas lembra que o melhor remédio é a prevenção.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Ana Carolina e Elisabete
Daniela e a profissional Jose
Marlene

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.