Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Investigadores da Universidade de Boston descobrem que a vitamina D tem papel-chave no combate à infeção pelo novo coronavírus.

Um novo estudo defende que a vitamina D pode ser um aliado de peso no combate à Covid-19: segundo investigadores da Universidade de Boston, doentes infetados com o novo coronavírus e internados em unidades hospitalares têm menos 52% de hipóteses de morrer da doença se tiverem níveis "suficientes" e regulares da vitamina, conhecida como a ‘vitamina da luz do sol’.

A vitamina D tem um papel-chave no reforço do sistema imunitário e pode ajudar a combater inflamações e infecções, pelo que o mesmo princípio é aplicado à infeção com o novo coronavírus. A investigação observou que alguns grupos populacionais, como os idosos, que são mais suscetíveis à morte pela infeção, têm deficiência de vitamina D, o que sugere que a substância tem influência direta em quem apanha a doença, quem tem mais sintomas e quem escapa por completo à infeção pelo novo coronavírus.

O investigador responsável pelo estudo, Michael Holick, já tinha concluído anteriormente que, caso uma pessoa tenha bons níveis de vitamina D no organismo, tem 54% menos hipóteses de apanhar o novo coronavírus. Agora, "este estudo prova com evidências concretas e diretas que vitamina D suficiente reduz as complicações no estado de saúde do doente e, em última análise, mesmo a morte por Covid-19", explica o autor do estudo.

A investigação apurou ainda que a vitamina ajuda no combate à doença e minimiza os efeitos e sintomas no organismo. Os pacientes que tinham baixos níveis de vitamina D têm 46% mais risco de necessitarem de serem intubados ou desenvolverem complicações respiratórias decorrentes da Covid-19.

Na investigação, foram retiradas amostras de 235 doentes internados com Covid-19 no Teerão e verificou-se que 67% dos pacientes tinha níveis de vitamina D inferiores a 30ng/ml, considerado "o suficiente". Acredita-se que cerca de 60% dos idosos nos lares de todo o mundo tenham deficiência de vitamina D. Os participantes no estudo que tinham níveis acima de 40ng/ml apresentaram a taxa de mortalidade mais baixa (6,3%) enquanto esta taxa foi mais alta nos casos de deficiência da substância (20%).

A luz do sol é a principal fonte de vitamina D: quando somos expostos a raios ultravioleta, a radiação reage com o colesterol existente na pele e causa a produção da vitamina. Com o período de confinamento decretado em muitos países, no início da pandemia, verificou-se também que  as taxas de deficiência de vitamina D nas populações disparou.

(Jornal Correio da Manhã - https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/apanhar-sol-reduz-risco-de-morrer-com-covid-19-em-52-conclui-estudo)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.