Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A quantidade de criadouros do mosquito transmissor da dengue em Tamarana atingiu seu menor patamar em 2019. Ainda assim, a Secretaria municipal de Saúde alerta que a cidade não vive situação confortável. Pelo contrário: o mais recente Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo setor de Combate a Endemias contabilizou 3% de registro de focos do vetor, dado que coloca o município em condição de médio risco de infestação.

Em janeiro, o LIRAa havia sido de 5,1%. Em março, subiu para 8,8%, um dos maiores dos últimos anos. Já em maio, o número caiu para 5,3%. “O clima frio nos ajudou um pouco, mas, pelo que os especialistas esperam, no próximo verão podemos ter um alto índice de pessoas doentes. Não dá para esperar isso acontecer”, advertiu o coordenador municipal de Combate a Endemias, Guilherme Garcia.

Este ano, de acordo com dados da Secretaria municipal de Saúde, 29 tamaranenses contraíram dengue: 25 deles foram picados pelo Aedes aegypti na própria cidade e outros quatro se infectaram em outros municípios. Além disso, já são 238 notificações de casos suspeitos da doença. As informações são relativas a até meados de julho.

O novo LIRAa percorreu mais de 200 imóveis da zona urbana e encontrou criadouros do mosquito em sete deles. O levantamento ocorreu nos cinco primeiros dias de julho. “A gente bate na mesma tecla: cada um tem que cuidar de seu quintal. Dependemos da colaboração dos moradores, dos comerciantes, dos responsáveis pelos imóveis”, reforçou o coordenador de Combate a Endemias.

“Outro problema que a gente tem são as pessoas que jogam lixo em terrenos baldios e fundos de vales. Existem os serviços de coleta de lixo reciclável e comum, não tem porquê ficar jogando lixo na frente de casa. Quem sofre é a vizinhança”, finalizou Guilherme Garcia.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.