Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Países do BRICS seguirão o modelo brasileiro para a coleta e distribuição de leite materno para atender bebês prematuros. Juntas, as cinco nações concentram 42% da população mundial

O Brasil servirá de modelo para a China, Rússia, Índia e África do Sul, países que compõe o BRICS, para a coleta e distribuição de leite materno. A medida foi anunciada, na sexta-feira (25), em Curitiba (PR), durante a reunião de Ministros da Saúde dessas nações, com a criação da 1ª Rede de Bancos de Leite Humano do BRICS. A iniciativa é pioneira e será possível a partir do compartilhamento da experiência do Brasil, que possui a maior e mais complexa Rede de Banco de Leite do mundo.

“O Brasil tem tecnologia de organizar redes de bancos de leite humanos que reduza o tempo de permanência em UTIs de bebês prematuros e, com isso, melhorando os índices de mortalidade infantil. Agora, teremos uma Rede de Banco de Leite Humano em todo o BRICS. Todos os países devem adotar o modelo brasileiro”, destacou o ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta.

A rede brasileira é responsável por coletar e distribuir leite materno, com controle rigoroso, a recém-nascidos de baixo peso. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses de vida, protegendo-o contra doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Assim, é uma estratégia importante para redução de mortes em bebês.

Há 225 Bancos de Leite Humano no país, sendo que cada um dos 26 estados e o Distrito Federal possui pelo menos um. A importância da criação da Rede de Banco de Leite Humano já havia sido levantada durante o 1º Workshop do BRICS sobre Leite Humano, realizado em agosto como uma das atividades da presidência temporária do Brasil.

BRICS: 42% da população mundial 

Juntos, os cinco países que fazem parte do BRICS concentram 42% da população mundial. E se reuniram nesta sexta-feira, em Curitiba (PR), para discutir parcerias e compartilhar experiências na área de promoção da saúde e prevenção de doenças. Ao final do encontro, os ministros assinaram a “Declaração da IX Reunião de Ministros da Saúde do BRICS”, que prevê compromissos a serem seguidos pelos países.

O Ministério da Saúde do Brasil se comprometeu ainda a investir R$ 16 milhões, cerca de U$ 4 milhões, para financiar o desenvolvimento de pesquisas sobre tuberculose no âmbito do BRICS. A ideia é fomentar novas intervenções, esquemas terapêuticos e medicamentos, além de novos métodos de diagnóstico e acesso ao tratamento da doença. A chamada pública deve ser lançada até o final do ano e contemplará instituições brasileiras que atuarão em parceria com outros pesquisadores dos países que integram o bloco.

Amanda Costa/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.