Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa global coordenada pela Unitaid irá apoiar novas ferramentas de diagnóstico e tratamento da doença de Chagas em todo o mundo. Edital de pesquisa será publicado na segunda-feira (25)

A pedido do Brasil, a doença de Chagas será estudada no cenário internacional pela instituição Unitaid, parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) na busca por soluções inovadoras no diagnóstico e tratamento de doenças. Característica de países de clima tropical (quente e úmido), a doença de Chagas está presente em 21 países da América Latina, incluindo o Brasil e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. Em média, são 4.500 vítimas fatais a cada ano no Brasil. Por isso, a importância de investimentos em pesquisa para buscar formas de prevenção e cuidado das pessoas que possuem a doença, com apoio internacional, para que outros países também possam contribuir para conter a doença.

Na segunda-feira (25), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e os diretores da Unitaid, Lélio Marmora e Maurício Cysne, anunciaram o lançamento do edital para financiar pesquisas em doença de Chagas, que recebe propostas até dia 27 de fevereiro no valor de US$ 20 milhões, durante quatro anos. Poderão participar pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Um comitê de revisão da Unitaid, composto por especialistas independentes em saúde global, ajudará a escolher as melhores propostas a serem financiadas por meio de processo seletivo. A iniciativa é considerada pioneira por destinar recursos específicos para o estudo da doença, ou seja, é o maior investimento sobre Chagas realizado em uma ação Internacional.

A ideia é aprimorar as ferramentas de diagnóstico e tratamento da doença, com foco na redução da transmissão materno-fetal. Atualmente, a transmissão de mãe para filho é uma das principais vias de infecção da doença, considerando que pelo menos dois milhões de mulheres em idade fértil, em todo o mundo, estariam infectadas pelo Trypanosoma cruzi – parasita responsável pela transmissão da doença de Chagas.

“A doença de Chagas foi historicamente negligenciada, inclusive por nós, países de clima tropical onde a incidência é maior, com investimentos insuficientes em pesquisa e inovação na busca por melhores diagnósticos e tratamentos. A doença ainda é muito presente aqui e nós temos que achar soluções para ela. Por isso, a importância da Unitaid, com a participação do Brasil, em convocar um esforço global, com pesquisadores de todo o mundo, para combater a doença”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O diretor-executivo da Unitaid, Lelio Marmora, lembrou que apesar da maior incidência nos países da América Latina, a doença tem se espalhado para comunidades mais pobres em outras regiões do mundo. "Atacar este assassino silencioso por meio de diagnósticos precoces e tratamentos aprimorados não só mudará a vida das mulheres em idade fértil, curando-as da doença de Chagas, mas também protegerá o futuro de milhões de recém-nascidos, impedindo a transmissão de mãe para filho", disse Marmora.

UNITAID

O Brasil é um dos fundadores da Unitaid, juntamente com o Chile, França, Noruega e Reino Unido. A Unitaid visa tornar a resposta global mais eficaz, identificando formas de prevenir, tratar e diagnosticar o HIV/AIDS (+ co-infecções), a tuberculose e a malária de forma mais acessível, eficiente e rápida. O trabalho da Unitaid contribui para proporcionar acesso a serviços de saúde às populações e países que mais os necessitam. E, agora, pela primeira vez, está expandido sua área de atuação para a doença de Chagas, a pedido do Brasil.

Também participam da instituição a Espanha, Coreia do Sul e a Fundação Bill & Melinda Gates. A Unitaid também auxilia os países a transformarem as inovações tecnológicas em políticas públicas para que possam ser implementadas nos serviços de saúde.

Doença de chagas

A doença de Chagas é uma doença infecciosa febril causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, cujos vetores são os triatomíneos, insetos popularmente conhecidos como barbeiros ou bicudos. A doença se apresenta clinicamente em duas fases distintas (aguda e crônica). É endêmica em 21 países das Américas, afeta aproximadamente 6 milhões de pessoas, com incidência anual de 30 mil casos novos na região, ocasionando em média, 14.000 mortes por ano e 8.000 recém-nascidos infectados durante a gestação. A estimativa é de que cerca de 70 milhões de pessoas vivam em áreas de exposição e corram risco de contrair a doença.

No Brasil, a estimativa é de que pelo menos um milhão de pessoas tenha sido infectada, em algum momento da vida, pelo protozoário T. cruzi. Em 10 anos (2008 a 2017), foram registrados 46.568 óbitos tendo como causa básica a doença, sendo 4.543 destes só em 2017. 

No ano passado, ocorreram 380 casos da doença de Chagas Aguda no Brasil, sendo 92% das ocorrências na região Norte do país, principalmente no estado do Pará (290). A incidência da doença aguda foi de 0,18 casos para cada 100 mil habitantes.

Amanda Costa/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.