Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Medo dos efeitos colaterais da vacina e fake news são situações que estão dificultando os idosos de tomarem a dose de reforço contra o novo coronavírus

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) está realizando, desde a última terça-feira (29), a busca ativa dos idosos, para chamá-los a receber a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. Até o momento, os servidores municipais conseguiram contactar 200 pessoas com mais de 70 anos. Destes, apenas quatro se recusaram a receber a segunda dose e outros 60 avisaram que já receberam o imunizante em outro município.

Ao todo, a Secretaria Municipal do Idoso está trabalhando com um universo de 900 idosos que receberam uma dose da Coronavac ou da AstraZeneca, e que agora precisam tomar a segunda dose para completar o esquema das vacinas. A busca ativa é feita para chamar esses idosos a comparecem na vacinação, conversar a respeito do assunto e saber o que aconteceu que os levou a não tomar a segunda dose.

Assim, os servidores esperam incentivá-los a cumprir totalmente o esquema vacinal contra a Covid-19, além de tirar as dúvidas e, quando for necessário, até levá-los à sala de vacinação, para receber o imunizante. “É importante chamarmos os idosos para completarem o esquema vacinal, porque somente com a segunda dose eles estarão imunes à doença e conseguirão prevenir casos mais graves da Covid-19. Precisamos reforçar a informação que todas as vacinas aplicadas em Londrina foram aprovadas pela Anvisa e são eficazes contra o coronavírus e suas variantes”, ressaltou a secretária do Idoso, Andrea Ramondini Danelon.

A ação de busca ativa por meio dos telefonemas é importante, porque os idosos fazem parte do público prioritário da vacina contra a Covid-19, pois podem sofrer complicações mais graves, internamentos e até óbitos devido à doença. Por isso, a intenção dos servidores e gestores públicos é trabalhar fortemente a conscientização sobre a eficácia da vacina.

Por meio dos telefonemas é possível fortalecer os vínculos com os idosos e ajudá-los com questões, como o agendamento da data, horário e local para o recebimento da vacina; dar as respostas às dúvidas mais comuns e, até mesmo, fazer contato com parentes ou amigos mais próximos que possam acompanhar a pessoa no dia da vacinação, se esse for o caso. Por isso, com esse trabalho, os servidores têm percebido algumas situações comuns, como o medo dos efeitos colaterais e o recebimento de fake news em grupos de conversas.

“A Secretaria do Idoso faz a busca ativa dos idosos que não se vacinaram ou que precisam tomar a segunda dose do imunizantes, e também realiza a escuta qualificada e identifica as situações que os impedem de se vacinarem. Percebemos que, geralmente, essas situações estão associadas aos mais diversos pontos, como o receio dos sintomas pós-vacina, dificuldades no agendamento, o recebimento de notícias falsas sobre a eficácia da vacina ou, ainda, a dificuldade de ir até o local da vacinação. Por isso, cada situação está sendo atendida com todo o cuidado, para que a vacina chegue a todos”, explicou a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka.

Além dessas situações, outras condições podem impedir os idosos de tomarem a segunda dose no tempo certo. Entre elas, a apresentação de sintomas de gripe, ou o recebimento da vacina contra a gripe; assim como a confirmação de Covid-19 em si mesmo ou em familiares que convivem próximos, o que requer uma espera maior para poder tomar a vacina. Os idosos com mais de 70 anos receberam a primeira dose da AstraZeneca, que requer uma espera de 90 dias para a liberação da dose de reforço, e da Coronavac, que requer o intervalo de 28 dias.

Todos os imunizantes disponíveis no momento, em Londrina, têm altos índices de prevenção das formas graves da Covid-19. Eles são fundamentais para a prevenção de internamentos, promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas idosas e segundo o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, é a maneira que ajudará os londrinenses e o mundo inteiro sair da pandemia.

Além de chamar os idosos para a dose complementar, a Secretaria Municipal do Idoso fornece orientações importantes. Entre elas, que os idosos podem entrar em contato com os servidores dos CCIs para pedir ajuda com o agendamento do dia e horário para receberem a vacina, assim como para a locomoção até uma das salas específicas para a imunizantes contra a Covid-19. O contato pode ser feito via WhatsApp ou telefonema para o (43) 3375-0307. Todos os servidores da SMI estão aptos para ajudar esse público no que for necessário.

A busca ativa é resultado de uma parceria da SMI com as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMOPT), e tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (CMDI).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.