Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Saúde de Cambé está mobilizada para garantir que todas as cambeenses tenham acesso aos exames ginecológicos fundamentais à saúde da mulher. Como forma de democratizar esses atendimentos, a pasta organizou para este sábado, dia 12 de março, uma ação para ampliar o número de coletas de papanicolau (preventivo) e de mamografia. O serviço já é ofertado pelas Unidades Básicas de Saúde cotidianamente, mas vai ser intensificado em comemoração ao Mês da Mulher. A ação acontece no próximo sábado, das 9h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde. Além disso, no mesmo horário, o consultório móvel da Secretaria de Saúde vai estar no calçadão, no centro da cidade, prestando o mesmo serviço.

Núbia Matos, responsável pelo Departamento de Atenção Básica, explica que é importante que as mulheres agendem por telefone ou presencialmente o atendimento na UBS mais próxima da residência, mas garante que todas as mulheres que comparecerem no dia também serão atendidas. Segundo ela, o foco da ação é a coleta do papanicolau e o agendamento da mamografia, exames que são fundamentais para o rastreamento do câncer de colo de útero e de mama, respectivamente. “Esses exames são a principal forma e a mais eficaz de detectar precocemente esses tipos de cânceres, o que é essencial para reduzir a mortalidade pela doença. Quanto mais recente a neoplasia é detectada, maiores são as chances de cura total da mulher”, explica.

Matos ressalta que a mamografia é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, grupo que tem mais chance de desenvolver a doença. Entretanto, o exame também é recomendado para mulheres que têm algum sinal ou sintoma que possa ser um indicativo para a doença, como nódulos, alterações na forma e textura da mama e retração do mamilo. Mulheres com histórico de neoplasias de mama na família (irmã, mãe, avó ou tia) também devem realizar periodicamente o exame. Já o papanicolau é fundamental para mulheres entre 25 anos e 64 anos, mas todas que já iniciaram a vida sexual podem realizar o exame. Em 2021, a cidade confirmou 44 casos de câncer de mama e 15 de colo de útero.

No dia, as mulheres também vão receber orientações sobre a saúde feminina e tirar dúvidas a respeito do assunto. Segundo Mara Matos, a expectativa é de atender mais de 300 mulheres nas 10 Unidades Básicas de Saúde e no consultório móvel.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.