Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todas as UBSs oferecem a dose gratuita da vacina contra o vírus Influenza; no dia 12 de maio haverá o “Dia D” e a campanha segue até 1º de junho

Teve início nesta segunda-feira (23), em Londrina, a Campanha de Vacinação contra o Influenza. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, diretores e profissionais da rede municipal, participaram da abertura, que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Marabá, na região leste. Neste local, quase 200 pessoas já foram vacinadas, apenas nas primeiras horas da campanha. A iniciativa visa imunizar a população contra a gripe e as doses da vacina estão disponíveis em todas as UBSs, diariamente, até o dia 1º de junho.

Em 2018, a Secretaria Municipal de Saúde pretende atingir a marca de 160.122 doses aplicadas em Londrina. A recomendação do Ministério da Saúde para a campanha nacional aponta que os municípios devem atingir uma cobertura mínima de 90% de vacinação, em cada um dos grupos prioritários que integram o público-alvo.

De acordo com Felippe Machado, a população terá um período amplo para procurar a UBS mais próxima e receber a dose da vacina, que é gratuita em toda a rede municipal. Ele reforçou a chamada aos pais e mães para que tenham atenção especial de levar suas crianças, da faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos, para tomar a vacina. “Este é um dos grupos mais suscetíveis, junto ao de pessoas idosas, aos vírus da gripe em circulação. Para 2018 não está prevista a prorrogação da campanha, portanto, a população deve comparecer, lembrando que nessa época do ano também aumentam os casos de contágio de gripe e a demanda de atendimentos e internações hospitalares referentes à doença”, afirmou.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Tomimatsu, lembrou que no dia 12 de maio haverá o Dia D, data de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a gripe. “A ação tem como objetivo ampliar a oferta das vacinas em toda a rede pública de saúde do Brasil. Como de costume, o Dia D será realizado em um sábado, e todas as UBSs da área urbana de Londrina estarão abertas durante o dia, em horário ainda a ser definido”, adiantou.

A enfermeira coordenadora da UBS Marabá, Carla Danielle Vieira, disse que a procura pela dose da vacina foi alta na unidade, desde a abertura do espaço, às 7 horas desta segunda-feira (23). “No decorrer do dia, mais cidadãos ainda receberão a vacina, além dos 150 que já foram imunizadas até o momento, incluindo gestantes, crianças, idosos e pessoas de todos os grupos prioritários da campanha. Pedimos aos usuários que desejam receber a dose, que compareçam à UBS com seus documentos originais e também com o cartão de vacinação. Assim os atendimentos são mais rápidos. Apenas a área de abrangência da nossa UBS contempla cerca de 16 mil pessoas nos bairros atendidos”, frisou.

Em 2018, a Campanha Nacional contra Influenza aplicará vacina contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria e Yamagata.

Público-alvo

Os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza incluem as pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, povos indígenas, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Também podem receber a vacina professoras e professores, em atividade, de escolas públicas e privadas, filantrópicas e instituições de ensino superior. Para este público, a  dose da vacina será disponibilizada após a apresentação de uma declaração emitida pela unidade de ensino onde o profissional atua.

Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, são imunizadas em duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma. No entanto, aquelas crianças que já receberam as duas doses em 2017, necessitarão tomar apenas dose única agora.

Renan Oliveira/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.