Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo. De acordo com o governo federal, a meta é vacinar 90% do público alvo contra Influenza e 95% contra sarampo.

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo. A informação foi confirmada no Ofício Circular nº 100/2022, enviado aos estados na quinta-feira (2). A campanha começou no dia 4 de abril e a previsão era que o término fosse na sexta-feira (3), mas agora os públicos prioritários podem procurar os postos de vacinação até o dia 24 de junho.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, esteve em Brasília na última semana e solicitou a mudança. O Paraná possui uma cobertura vacinal de apenas 47% contra gripe e 35,3% contra sarampo, entre os grupos prioritários. “Historicamente a população paranaense sempre aderiu às campanhas de vacinação, mas com a chegada da Covid-19 e principalmente as fake news, às coberturas vacinais têm diminuído e isso é extremamente perigoso”, alertou.

Ainda segundo o secretário, a baixa procura pelos imunizantes pode impulsionar a transmissão das doenças. “A vacinação é nossa ferramenta, se não estivermos imunizados estaremos mais suscetíveis à contaminação e consequente disseminação das infecções”, afirmou.

De acordo com o governo federal, a meta é vacinar 90% do público alvo contra Influenza e 95% contra sarampo. A pasta reforça a necessidade de adoção de medidas por parte dos municípios, como busca ativa e vacinação extramuro (quando o profissional de saúde se desloca até uma empresa, hospital, escola, etc e realiza a vacinação em pessoas que muitas vezes não podem se deslocar até um posto de vacinação).

Dados

Segundos os dados do Vacinômetro Nacional, a imunização contra a gripe chegou a 27,1 milhões de doses aplicadas dentre as 77,9 milhões pessoas elencadas como público no País. A cobertura nacional é de 44,1%. No Paraná, a cobertura está acima da média (1.619.687 pessoas atendidas), mas a meta vacinal abrange 4.387.469 pessoas. O Estado é o 4º em números absolutos de aplicações e o 9º em cobertura vacinal.

Já com relação ao sarampo, a população alvo no Brasil soma mais de 18,8 milhões de pessoas, mas apenas 5.401.291 doses foram aplicadas, representando uma cobertura vacinal de 31,3%. No Estado, a meta é de 965.468 doses, mas até agora apenas 266.748 foram aplicadas. A cobertura também é maior que a média nacional. O Estado ocupa o 6º lugar em aplicações e cobertura vacinal.

Grupos 

A campanha de imunização contra o sarampo busca atingir crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal de trabalhadores da saúde. Já os grupos prioritários que podem se vacinar contra a gripe são idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.