Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Estado aproveita o Outubro Rosa para chamar a atenção da mulher paranaense com a campanha ‘Você é uma só. Use o tempo a seu favor’. No mês dedicado à prevenção do câncer de mama, além do cuidado com a saúde, a mensagem também destaca a importância de separar um tempo para o lazer e o bem-estar.

“A mulher vive uma luta diária para conquistar novos espaços na política, na economia, em cargos importantes do setor privado e, muitas vezes, precisa conciliar esse trabalho com funções no lar e na família. Porém, ela não deve deixar de lado o cuidado com ela mesma e, principalmente, com a sua saúde”, ressalta o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

O lançamento da campanha aconteceu ontem (4) no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O evento contou com a presença da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Ela aproveitou o espaço para compartilhar sua experiência e alertar sobre a importância de fazer exames preventivos.

“Desde que me tornei avó, minha vontade de cuidar de mim mesma e estar bem para viver muito tempo ao lado dos meus netos só aumentou. Então, todos os anos, eu reservo alguns dias para ir ao médico e fazer todos os exames necessários. A gente precisa se cuidar.”, afirma a secretária.

Para Fernanda, o mês de outubro é apenas simbólico e, na verdade, o cuidado com a saúde, seja da mulher ou do homem, deve acontecer durante todo o ano. “Além do cuidado médico, precisamos também manter a cabeça aberta, nos permitir mudanças e buscar atividades que nos tragam prazer. Tudo isso ajuda na qualidade de vida das pessoas”, lembra.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama, que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são promovidas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção por meio do diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

O câncer de mama é o de maior incidência na população feminina e uma das principais causas de mortes em mulheres no Brasil. Entretanto, quando detectado na fase inicial, as chances de cura são grandes. Dos casos diagnosticados precocemente, 95% evoluem para a cura com o tratamento adequado. Ao buscar um serviço de saúde, a equipe indicará quando e como realizar a mamografia.

“Queremos ampliar o olhar para essa questão e, consequentemente, aumentar a busca por exames preventivos no Paraná”, diz o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd. Em 2015, o Estado realizou 336 mil mamografias. O Paraná conta hoje com 144 mamógrafos em uso no Sistema Único de Saúde, distribuídos nas 22 Regionais de Saúde.

Saúde

A campanha também chama a atenção para a questão do câncer do colo de útero. O Instituto Nacional do Câncer estima 860 casos no Estado em 2016. “Queremos abordar todas as questões que dizem respeito à saúde da mulher. Por isso, também destacamos a necessidade de fazer exames preventivos de câncer de colo do útero”, fala Gevaerd.

O Estado garante a assistência necessária para a mulher paranaense. Os exames preventivos estão disponíveis o ano todo, gratuitamente, em toda a rede pública de Saúde. “É recomendado que a mulher procure uma Unidade de Saúde mais próxima da residência e marque uma consulta, mesmo sem estar doente”, complementa o superintendente.

A orientação é que os dois primeiros exames Papanicolaou, de prevenção do câncer do colo de útero, sejam feitos com o intervalo de um ano. Se os resultados forem normais, o preventivo poderá ser realizado a cada três anos. Gevaerd também incentiva a adoção de hábitos saudáveis como manter uma boa alimentação, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

Palestras

Quem participou do evento pôde acompanhar as palestras ‘Câncer, compreender para se defender’, ministrada pelo mastologista e bioeticista do Piauí, Luiz Ayrton Santos Júnior, e ‘Câncer de mama, o papel de todos nós’, do mastologista de São Paulo, Carlos Alberto Ruiz.

Também estavam presentes no lançamento da campanha o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Luiz Ernesto Pujol; a conselheira Estadual de Saúde, Rosalina Batista; representando a vice-governadora do Paraná, Tânia Ribas; a vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Cecília Gaetner Lacerda; Sônia Maria Dorneles, do Conselho Regional de Farmácia; Pedro Paulo da Silva, da Força Sindical do Paraná.

Material

Instituições interessadas podem solicitar folhetos e cartazes impressos da campanha. O material deve ser previamente reservado pelos telefones (41) 3330 4423 / 4424 e retirados no prédio central da Secretaria Estadual da Saúde (Rua Piquiri, 170, bairro Rebouças, em Curitiba), em horário comercial. A versão digital pode ser acessada pelo site www.saude.pr.gov.br

AEN

#JornalUnião

Esteve presente também a londrinense e conselheira Estadual de Saúde, Rosalina Batista - Foto Rogério Machado/SECS

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.