Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os cuidados com a prevenção do câncer de pele e a maior atenção das pessoas para os perigos da exposição excessiva ao sol, principalmente neste período de verão, foram algumas das orientações apresentadas pela médica e representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Flávia Trevisan, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, na segunda-feira (3).

A manifestação da profissional faz parte da campanha do Dezembro Laranja, instituído pela Lei nº 18.829/2016, conforme projeto de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), dedicado a ações preventivas e de diagnóstico precoce do câncer de pele. Segundo a médica dermatologista, a visibilidade dada ao assunto, a partir da abertura das discussões do tema no Legislativo, já vem ajudando no aumento de diagnósticos precoces e na prevenção da doença. “Este espaço aberto na Assembleia Legislativa para falarmos sobre o tema e a existência da lei ajudaram em muito na prevenção. Temos evoluído muito nos cuidados e na prevenção, mas os números ainda são preocupantes”, afirmou.

Levantamento apresentado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), apresentado pela médica, aponta a previsão de 165 mil casos detectados de câncer de pele entre 2018 e 2019 no Brasil. Em 2014 foram quase 200 mil casos. A alta exposição ao sol, a falta de utilização de produtos bloqueadores de raios ultravioletas, o histórico familiar da doença, além da maior vulnerabilidade de pessoas com a pele clara, são alguns dos fatores de risco existentes.

Diante disso, ela destaca a necessidade de maior informação e conscientização da população. “O câncer de pele representa um quarto de todos os demais outros tipos de câncer. Por isso é preciso que as pessoas se cuidem, se informam e levem a sério a questão. Medidas simples, como a utilização de filtro solar, de vestimentas e de proteção, como um chapéu ou boné, ajudam a reduzir a incidência, além da busca periódica por um profissional médico”, reforça.

O alto custo para o diagnóstico e tratamento da doença, pelo Brasil, também foram mencionados pela profissional, chegando a R$ 280 milhões num prazo de sete anos. Ela acredita ainda que a orientação às crianças e jovens, desde a escola, seria outra medida de extrema relevância. “Poderiam incluir este assunto na grade escolar. Por exemplo, antes da aula de Educação Física, por exemplo, seria importante a orientação dos alunos para a oportuna utilização de filtro solar ou de um boné”, pondera.

Informação

Recentemente o deputado Anibelli Neto propôs uma alteração na lei que instituiu o Dezembro Laranja, prevendo também a veiculação de campanhas publicitárias educativas em todo Paraná, a serem apresentadas antes da exibição de filmes nos cinemas. O parlamentar comemora a diminuição dos casos de câncer de pele, embora acredite que o assunto não deva ser esquecido, muito pelo contrário, em razão da sensível melhora nos dados.

“Fico feliz que estejamos ajudando a população neste que é um dos principais tipos de câncer, ao qual as pessoas muitas vezes não dão importância. Pela capilaridade da Assembleia Legislativa, pelo debate aqui proposto e pela legislação em vigor, estamos vendo que as pessoas estão mais atentas ao assunto e buscando a orientação profissional, pois a consciência, em termos de saúde, ajuda em muito a prevenir”.

Asimp/Alep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.